Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 17, 2010

Dica de Filme: La Grande Bouffe ( A Comilança )
Produção de 1973.
Diretor:Marco Ferreri.

O filme é um marco da cinematografia mundial. Quatro homens decidem morrer comendo, encerram-se em uma vasta casa, onde se entregam ao prazer de comer, lentamente morrer, enfarados dos próprios prazeres.
O filme é um critica visceral a sociedade de consumo, levado as ultimas conseqüências ou ao pé de nossos sonhos e desejo.
Numa linguagem silenciosa, inconsciente, a obra vai mostrando de forma drástica os sentimentos e pensamentos subjacentes de todos nós, que queremos e ambicionamos tudo que se pode comprar, todo o dinheiro que sejamos capazes de conseguir.
No avançar do filme nossos protagonistas vão morrendo um a um, entre comidas deliciosas,boa musica, peidos intermináveis e varias sessões de vomito e merda.
Junto a eles, uma dama junta-se, como sendo o tênue laço emocional que é capaz de salvar ou condenar alguém.Ela os ama,e os ajuda nesta árdua tarefa,sendo hora mãe, hora amante numa associação quase equilibrada de uma mulher ideal,mais um devaneio.
No meu parco entender, o melhor filme que já vi do gênero.Os filmes Hollywoodianos,viram brincadeira de criança em comparação.
Numa produção francesa, ao terminar o filme tive a impressão que algo passou por cima de mim, que somos expostos a verdade que muitos não queremos aceitar.
A grandeza de muitas emoções nobres ou não, reside por vezes em traços mesquinhos de nossa natureza.As vezes quando se devora, se é devorado tambem.

O filme reduz o espetáculo a nada, ou ao que é realmente.

Luis Fabiano.



Nenhum comentário: