Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 16, 2008



A real preocupação!

Voyeurismo é uma parafilia algo interessante infelizmente sua conotação é elevada a prazer fescenino o que em verdade vem a corroborar com a nossa natural miséria de pensar, um pensar que não vai alem do simples prazer ou dores sensórias, a inspiração em direção a sutis belezas ou flutuantes de pensamentos são muito raros, bem, isso não deixa de ser um cárcere, pois a vida nos presenteia todos os dias mas tudo passa tristemente em brancas nuvens quase indiferente.
E como encarcerados da consciência de um modo natural, as pessoas desenvolvem estranhas manias, ou procedimentos que são mais uma adaptação em direção a linha de conforto possível e neste caminho manifestam inverdades cuja insubstâncialidade não importância alguma, mas que de certa forma damos ênfase indiferente. Esse é o ponto, converso com muitas pessoas no decorrer de um simples dia, e a grande maioria fala inocentes idiotices, tudo certo, de alguma forma é normal e respeitável, seres extraordinários não andam por ai gratuitamente, são arredios e silenciosos e desejam ser totalmente invisíveis, mas a ganga comum que você e eu fazemos parte abunda literalmente, então você diz: estou preocupado com isso, estou preocupado com aquilo, estou com a vida,com a natureza, com a guerra no Iraque,a fome no mundo,com a política do pais,com seu filhos,com a vida em outros planetas e outras tantas coisas que são alvo de sua preocupação!!É claro que a maioria disso é entretenimento barato, emoções de aluguel, você realmente não esta preocupado com nada, mas diz que está, porque?Eu explico, porque tais preocupações faz você aparentar uma nobreza espumosa, ilusória, faz você ser bem visto por seus interlocutores e talvez para você mesmo, nada é muito profundo.
Sempre quando alguém vem queixando-se de preocupação qualquer, meu primeiro olhar sempre é o desdém, e se a pessoa estiver sorrindo eu nem escuto, pois real compromisso com que se diz, implica em envolver os pensamentos e emoções no que se expressa, mas as pessoas estão mais preocupadas é com que vão comer, ou quem vão comer, tudo bem preocupações nobres até entendo, mas fazem parte de um cortejo funesto repleto de alegorias e máscaras, como posso respeitar tais preocupações?Assumidamente ninguém diz o que realmente lhe vai na alma, como um auto-engano para enganar o próximo e neste mundo fantasioso todos são”felizes”,eu sou feliz.
Voyeur, esse é nosso prazer real, é bom assistir ao mundo ter prazer ou desprazer enquanto ficamos em uma posição de relativo conforto ,isso me lembra a obra genial de Alfred Hitchcock, onde um personagem sem ter mais oque fazer com um pé quebrado passa a cuidar a vida de seus vizinhos pela janela,e de uma forma muito sutil o simples fato de olhar nos envolve confortavelmente, o mesmo que expiar pelo buraco de uma fechadura, ver atos sagrados é de alguma forma participar deles sem que nos implique em uma posição,atitude real, algo pode ser mais confortável que isto?
Quantas coisas que olhamos, conhecemos e temos um contato superficial nos são prazerosas circunstancialmente, ou mesmo dolorosas e nossa atitude real permanece a mesma, a de fruir. Um expectador de buraco de fechadura, hum,que delicia! Todo voyeur sempre se pergunta o que pode ser feito mais, mas raramente responde, mais uma daquelas perguntas, preocupações ocas feitas de nada.
Meu desejo não é mudar nada e nem preocupar-me com o mundo, longe disso, a minha indiferença é totalmente real sem disfarce ou elegantes fantasias, acho que oque assistimos todos os dias é algo totalmente natural do nosso primitivismo de percepções, a miséria do existir, que de uma maneira muito singular só nos afeta realmente quando passamos de expectadores a protagonistas e coadjuvantes da historia em questão, do contrario tudo é apenas mórbido prazer em furioso espasmo seguido de silencio e indiferença.
E aí foi bom pra você?

Com indiferença na alma.
Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

Nenhum comentário: