Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 23, 2007

Vendedor de esperança

Era uma vez um vendedor muito especial , saia pela rua gritando freneticamente: olhe esperanças, eu tenho esperanças para vender, e então uma turba ensandecida corria para pegar esperança, antes que eles acabacem, uns compravam esperanças caras, outros nem tanto compravam as esperanças mais simples, pois afinal é melhor ter um pouquinho de esperança que nada, como enfrentar o mundo sem ela não é mesmo?
Ia-se o vendedor, vazio de esperança, sem esperança alguma, mas o engraçado que com um sorriso nos lábios e confiante.
No outro dia lá vinha o vendedor novamente, gritava uma vez apenas:hooo, óie...esperanças quem quer, esperanças...e o mesmo espetáculo se repetia, dia após dias, os mais velhos trazendo seus trocados da aposentadoria para comprar esperança, e tudo se repetia sem que nada mudasse, afinal as esperanças eram muito volúveis, frágeis mesmo, rapidamente se esgotavam e claro era preciso comprar mais, a esperança consome-se rapidamente.O vendedor sempre ia embora,sorrindo.
Um dia uma senhora pergunta ao vendedor, de quem ele comprava esperança, porque ele sempre saia sem esperança alguma mas feliz e sorrindo, como isso poderia ser? O vendedor, sorriu mais uma vez e disse: Prezada senhora já não preciso mais de esperança, as que vendo são as que guardei ao longo da vida em forma de aprendizado, hoje não mais preciso esperança porque eu sei.Quando se sabe não se tem esperança, se faz, não ilude-se, mas vivencia, não se crê se sabe mesmo. A senhora entendeu a resposta e disse, bem saber é caro demais, prefiro comprar estas esperanças aqui que estão fresquinhas, e saiu rindo-se.Neste dia o vendedor não sorriu, e lamentou, na sua mente a frase da senhora ecoava, estas esperanças fresquinhas, fresquinhas.

Não existe salvação possível que venha de fora, tenha certeza Ele não virá a terra para salvar-te ou mesmo te dar consolo ou descanso para tua alma fatigada, não existe esperança possível para tudo que te cerca, não existe melhora possível, não existe. Mas eu respeito você, se você acredita, acredite, mas não perca o contato com o “real ”, e cuidado com os fraudulentos da esperança, vendendo falsas esperanças, para um mundo carente de tantas coisas e abundante de tantas dores, de tantas lagrimas, guerras, peste e fome.Enquanto se tem esperança, não se vai a lugar algum a espera, a esperança.

Aos que não esperam, mas que buscam o possível agora, neste instante.

Fraternalmente.

Luís Fabiano.

Nenhum comentário: