Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 30, 2007

Navegar é preciso, mas mentir também é preciso...

Não seja cínico por favor, deixe este papel sórdido para mim, a mentira é absolutamente necessária, a vida,as relações de quase todos níveis,a expressão de quase todas as emoções precisam de filtros e interpretadores, e nem ouse remove-los, pois seria uma tragédia clássica e institucionalizada, nossa sociedade é embasada na mais bela e profunda mentira, apenas de forma institucional, e é claro ninguém sabe disso, falem baixo!
Eu fico as gargalhadas (me perdoem,mas é irresistível) quando vejo as pessoas, estufando peitos feito de músculos ou de silicone afirmando peremptoriamente:Eu só digo a verdade, e nada mais que a verdade, com a mão sobre a bíblia?Quer mentira maior? Aliás quantas mentiras já existem ai neste pequeno ato?Peito de silicone ou musculoso?A bíblia é a mais longa mentira contata em capítulos, retrato do homem é certo. Só faltam decodificar o DNA do silicone para torná-lo verdadeiro?!(Nada contra o silicone,ou mesmo peitos de silicone, se estão ali certamente é porque são verdadeiros!)
Então certamente você acha que as cosias não são bem assim?
Que a verdade é o mais importante e relevante?
Certo, eu entendo, faça um teste simples com você mesmo para começar, quando seu chefe o agredir verbalmente diga a ele tudo que você realmente pensa dele! Diga a seu marido, filho,sogra, mãe, irmãos e todos que o cercam, diga exatamente o que pensa e sente naquele momento! Diga! Diga, tudo que você sabe das pessoas de sua confiança, conte as intimidades de seus amigos! Diga! Afinal é a verdade simples, sem mentira ou filtros, porque esconder? Porque ? E a melhor, todos temos naturalmente coisas que gostaríamos de ocultar de nós mesmos, de jamais confessaríamos que fizemos ou pensamos tal coisa, porque você não conta isso as pessoas, para mim?
Isso é a verdade! É a mentira! A verdade!
Esses dias alguém me fazia um discurso vegetarianista, da capacidade dos homens em sacrificar os “pobres” animais,e alimentar-se de sua carne, vísceras etc... enquanto tal pessoa fazia tal declamação ambientalista de araque, eu ria comigo mesmo, pois os sapatos que vestia eram feitos de couro, a bolsa que estava usando era feita de couro, a carteira era feita de couro, o cinto era feito de couro, deixei ela falar a vontade, quanto terminou a logorréia, disse neste tom a ela:És uma mentirosa, cínica, e falei de minhas observações dos detalhes da sua veste e etc...! Fez aquele silêncio que adoro, silêncio que constrange, que causa mal estar, aprecio muito tal situação, das minha emoções é a preferida, porque traduz uma infinidade de coisas e nada ao mesmo tempo! Então disse a ela que iria saborear uma bela picanha, e que aquele papo era uma imensa perda de tempo! Mais uma mentira!
É disso que as pessoas são feitas, só não são feitas assim quanto os interesses são pessoais, mas isso é outro caso!
Daria para escrever um livro a respeito das mentiras contatadas por nós mesmos e as vezes para nós mesmos, o auto-engano é mais que necessário a vida, bem ao menos da maioria das pessoas, não agüentaríamos viver intrinsecamente o tempo todo com a verdade, bem diga-se de passagem que a felicidade para a maioria das pessoas seria impossível sem o auto-engano, pois é humano, felicidade humana depende disso, de ignorarmos algumas coisas, de aceitar outras tantos coisas e exigir outras tantas, a felicidade é um jogo que se joga sozinho e contra si mesmo, se você perde, você ganha, se você ganha, você perdeu!
De minha parte dou as pessoas aquilo que julgo que elas desejam, e sempre acerto, do mesmo material que são constituídas, de luz e sombra, amor e ódio, mentira e verdade. Toda a dualidade é uma mentira, são expressão inacabada do Uno, mas não são o Uno.

Dedicado aos falastrões, ludibriadores e falsos
autênticos da humanidade.

Fabiano.

Nenhum comentário: