Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 30, 2007

Formandos !

Tive oportunidade de ir a uma formatura ao final de semana que passou, as vezes creio que melhor não seja mesmo observar nada, sou míope por natureza, mas acho que irei passar a andar sem óculos, melhor não ver!
O cerimonial, a solenidade tudo a contento quase perfeito, mas ali diante das lagrimas pessoas que se “sacrificaram”, para conseguirem chegar ao término de seu curso, tempo, dinheiro, momento longe de seus familiares então chegar até li, o termino, e eis o que me deparo! No momento que os formandos são chamados para pegarem o diploma e colocarem o anel, as pessoas que de alguma forma foram importantes são chamadas para a honraria, eis que constatamos as famílias e nisso que consistiu minha observação, as famílias fragmentadas, faltando personagens, seja pela ausência que a morte coloca, seja pela ausência da separação necessária, pais que morreram, maridos que foram embora com a amante, mães solteiras com filhos a tira-colo, alunos exemplares e outros naturalmente a quem a graduação não faz a menor diferença, achei aquele cenário rico, rico de humanidade, rico das misérias humanas. E todos com lágrimas nos olhos, felizes é certo e a isto gratifico e acho nobre, mas não deixa de ser o fiel retrato da felicidade humana, tão bela, tão doce e tão incompleta.
Aquele momento é único com gostam de dizer os formandos, é o seu momento e a isto rendemos a verdade, fragmentação, pedaços de felicidade que as pessoas se agarram com unhas e dentes, pontas de luz na tentativa de iluminar se mundo pessoal, cada um a sei jeito a sua forma, pingos de felicidade, gotas de um oceano infinito!
Sabem, naquele momento também constatei que o ente humano diz, fala é infinitamente maior ou superior ao fiel da verdade daquilo que vivencia, as ambições são gigantes,imensas , mas nossa real estatura é de um pigmeu, mas um pigmeu que sonha em tornar-se gigante o será ? Será um sonho ou um pesadelo ? Ou piada de mal gosto? Isso não é importante, naquele instante estavam todos felizes, bem ou mal, com luz ou sombra, completo ou incompleto, todos estavam felizes, a magia da vida é apreciar o único e cativamente momento que se tem na vida, que é este segundo, porque depois..bem depois nós nunca sabemos.

É de presente que se vive a vida, não há amanhã ou
Ontem.

Fabiano.

Nenhum comentário: