Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 04, 2007

A arte de compreender

Não desejem ou queiram me compreender, não desejo isso, ao contrário, para mim quanto mais confuso melhor, quanto mais absurdo melhor, menos sentido fizer mais tangível se faz. Sim, não temos a menor noção a respeito de nós mesmos, e isso é o fato prioritário para a compreensão do Incognoscível, e quanto mais a respeito das tolas criaturas que nos cercam.
Deus é um absoluto mistério para homem porque ele não aprendeu a reconhece-lo dentro de si, porem o Demônio nos é mais familiar sabem porque?Porque ele constitui a nossa imagem e semelhança, gostamos das suas artimanhas, suas grosseiras manifestações. A medida que homem compreender-se terminará por entender Deus em tudo, dentro de si e fora de si,Deus para os homens hoje é um Agente funerário, para alguns doentes é o Médico que talvez possa lhes salvar a vida, para o endividado é o agiota que lhe irá salvar do ruína, cremos em Deus para estas coisas todas comezinhas, quinquilharias existenciais que mediante uma prece citada de cor esperamos que sejamos atendidos!Deus é um cambista profissional. E nós os clientes.
Mas isso tudo é uma pequena parte do que não compreendemos, as atitudes alheias das pessoas que nos cercam também não compreendemos, mas pelo exato motivo já dito,você tem direito ao erro e aqueles que te cercam também, erros monstruosos, erros egoístas ou mesmo vaidosos, criminosos, talvez matar, talvez morrer, talvez ferir e ferir-se, e você irá julgar?Quem é você?És muito melhor, com toda certeza? Entendemos muito de resultado final, e não de causas antecedentes, talvez se você estivesse na mesma situação, será que não faria, talvez pior? Sabem porque não entendemos e não queremos entender o próximo?Simples, porque não temos nenhuma vantagem nisso, num mundo feito de cretinos básicos, lançar um olhar complacente ante o trágico é de imensa perda de tempo em nível coletivo, porque a coletividade é facilmente manipulável, como um bom gado como diria Zé.
Esse é um dos motivos pelo qual pessoas geniais se calam, pessoas verdadeiramente inteligentes ficam obscuras, pessoas generosas se ocultam, porque não vale a pena lutar com essa imensa maré de ignorância a qual você faz parte, é muito mais sábio calar-se, omitir-se porque não existe a mínima possibilidade de compreensão. Você olharia no olho do assassino e estuprador de seu filho e que faria? Daria um abraço fraternal nele? Ou seria melhor esmurra-lo até a morte?Talvez tortura-lo? Essa é a compreensão que temos, passional, obnubilada e injusta, porem justificada psicologicamente e filosoficamente de ambos os lados. Interesses pessoais e mais interesses.
Compreender uma personalidade é ter a vista bem definida de sua circuncisão emocional e intelectiva, que é na exata proporção de nossas limitações mais primevas.

Não me compreenda, mas compreenda-se.

Fabiano.

Nenhum comentário: