Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 06, 2007

Um Pensamento e um Homem

Tudo o que é grande e belo neste mundo nasce de um pensamento ou de uma emoção no interior do homem.Todas as obras dos séculos eram, antes da sua materialização, um pensamento invisível na mente de um homem ou de um sentimento delicado no coração da mulher...
As revoluções sanguinárias que transformaram o mundo e levaram os homens a adorar a liberdade como haviam adorado os deuses não eram, na origem,mais do que um pensamento etéreo que caminhava entre as circunlocuções do cérebro de um homem só, vivendo entre milhares de outros. E as guerras dolorosas que desmantelaram os tronos e destruíram os impérios começaram por ser uma idéia que vibrava na mente de um só homem.
Os ensinamentos sublimes que mudaram a marcha da história também eram, na origem , uma mera inclinação poética na alma de um único homem, isolado do seu meio pelo seu gênio .Uma só idéia edificou as pirâmides .Um só sentimento destuiu Tróia.Uma só inspiração criou a glória do Islã.Uma só palavra incendiou a biblioteca de Alexandria.
Um só pensamento que nos visita na quietude da noite pode guiar-nos para a glória ou para demência. Um só olhar de mulher pode tornar alguém o mais feliz ou o mais infeliz dos homens. Uma só palavra pode transformar um pobre em rico ou contrário...Uma única palavra pronunciada por Selma naquela noite serena me colocou entre meu passado e meu presente, tal como um navio entre as profundezas do mar e do espaço. Uma única palavra despertou-me do sono vazio da mocidade e me guiou para os campos do amor onde lutam a vida e a morte.”

Asas Paridas - Gibran

Nenhum comentário: