Pesquisar este blog

sexta-feira, novembro 10, 2006

A morada da Ilusão


Certa vez um coração e uma mente se encontraram, entabularam uma conversa, seguindo a certa filosofia sul-americana de que conversando agente se entende, passaram decênios conversando e não conseguiram entrar em um consenso, porque?Picuinha de poder. O coração no seu “emocionalismo” acha que é a solução, por sua vez a mente som o seu “mentalismo” acredita ter a solução para todos os problemas planetários! Um fica chantageando o outro com argumentos peculiares,que se tornam armas, no caso da mente a lógica (quando a mente é bem ajuizada) e no coração as emoções sejam boa os más.
Vocês sabem, o coração fica mais ou menos no centro da caixa torácica, e a mente(cérebro) fica no alto(bem no alto), certamente esta bio-geometria tem uma significação mais profunda(sob a designação que a função faz o órgão, o que está no alto deve guiar, ver,ouvir e interpretar), e esta distancia entre ambos é necessária, estratégica, pois quando mente mistura-se ao coração surge uma queda de braço de proporções épicas.Quem vence? Simples, quem tiver mais tendências segundo a personalidade, existem pessoas que são puro coração e outras totalmente mentais, analíticas.
O equilíbrio entre ambos é algo raro, porque? Porque nossas tendências boas ou más se sobrepõem, naturalmente não há pecado nisso, por interesses pessoais, por egoísmos, por fragmentação de nossa personalidade, somos assim, nem santos e nem demônios mas um pouco de ambos.
A verdade porem, que em assuntos de mente o coração deve ficar calado. Em assuntos emocionais a mente deve permanecer muda. Aqui cabe colocar que qualquer extremo destas condições, é um par de cegos em um quarto escuro com navalhas na mão.
Então, existe uma batalha acontecendo, o humano e de lados opostos um coração e uma mente, hora ficamos mais no coração hora na mente.
Dom Juan o brujo de Castaneda diz”...um caminho só é verdadeiro se nele houver um coração”. Mas de minha desimportante parte acho que um coração bem esclarecido por uma mente iluminada é o ideal ! Eis a morada da ilusão, o ideal, coisa que criamos na mente e temos a expectativa(coração) que se realize, mas o problema do ideal que ele é capenga, nossa imagem altiloqüente e distorcida, distanciada do que seja “real”(o real é infinitamente inferior ao ideal, a frustração é fatal !) ,porem a verdade é incoercível, ela pega o ideal e o transforma em algo que realmente funcione sempre, a natureza é o exemplo e espelho mais profícuo disso, (vide o livro o Autoengano, Eduardo Gianette) As soluções da natureza para problemas complexos é pura simplicidade e tempo, o espelho exato de como as coisas em termos de relação, social, política e principalmente o etc...devem funcionar.
Mas perdemos contato com a natureza,(não me refiro aqui a mato,animais e ambiente selvagem) com está comunicação com a essência, talvez devêssemos olhar mais o por do sol, as ondas em uma praia, o luar, sentir o vento, daí talvez o dizer que devemos ser naturais.
Abraço a todos e bom final de semana.

Fabiano.

Nenhum comentário: