Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 16, 2006

Anestésicos

“...ele é extremista até a loucura nos seus princípios, é um quimérico;e seus escritos só servem para corromper os jovens.”
Se os homens e mulheres, solteiros e casados, seguissem os ensinamentos de Gribram sobre a família, as bases destas seriam minadas, e o edifício da sociedade humana ruiria, e este mundo se transformaria num inferno, e seus habitantes em demônios. Apesar da beleza de seu estilo, ele é um inimigo da humanidade.
Ele é um niilista, um ateu, um herético.Aconselhamos aos habitantes desta montanha Sagrada a rejeitarem-lhe o ensino e queimarem seus livros.
Eis algo do que dizem de mim, e , eles tem razão.
Sou extremista até a loucura.Gosto de destruir tanto quanto construir. Odeio o que os homens santificam, e amo o que eles rejeitam.E se me fosse dado arrancar as tradições e as crenças dos homens, não hesitaria um minuto em faze-lo.
Quanto á alegação de que sirvo o veneno recoberto de mel, ela contem meia verdade.A verdade total é que sirvo o veneno puro...Mas sirvo-o em taças límpidas e transparentes.
Na realidade, eles vêem as taças luminosas, sem reconhecer o seu conteúdo.Chamam-lhe veneno porque seus estômagos debilitados são incapazes de digeri-lo.
Sou atrevido e rude.
Mas não são a rudeza e o atrevimento preferíveis á traição falsamente suave?
A rudeza se apresenta como ela é, enquanto que a traição veste roupa feita para outros.
“...esses anestésicos sociais são muito variados.Multiplicam-se a si mesmo na medida em que as doenças se multiplicam. E cada vez que aparece uma doença nova, os médicos inventam-lhe novo anestésico.
Anestésicos...
Queixa-se um oprimido de algum opressor poderoso, e imediatamente recebe de seu vizinho um conselho analgésico:” Cala-te.Pois o olho que desafia a flecha é vazado.
Duvida um camponês da piedade dos monges e da sua sinceridade, e recebe de algum colega este conselho analgésico:”Cala-te. Não leste no evangelho:Ouvi seu ensinamento, e não imites seu comportamento.”
Revolta-se uma jovem contra as tradições dos mais velho e ouve da sua mãe...:A filha não é melhor que sua mãe.O caminho que segui, terás que seguir.”
Indaga um estudante sobre o sentido dos mistérios religiosos, e ouve o padre responder-lhe: Quem não usa o olho da fé nada vê neste mundo senão bruma e fumaça.
Perguntei muitas vezes a minha alma se sou um dos despertos indóceis que recusam os analgésicos e as anestesias, ou se sou vitima de ilusões.E minha alma me respondia... mas vi outros me amaldiçoarem , e convenci-me de que sou mesmo um desperto, e que a vida me pos num dos seus caminhos onde brotam tanto as flores como espinhos, e onde passam os lobos e os rouxinóis.
Se o despertar fosse uma virtude, a delicadeza me impediria de vangloriar-me dele.Mas o despertar não é uma virtude. É um estado estranho em que se encontram de repente alguns indivíduos isolados, sob o efeito de um impulso respeitável.

Gibram – A TEMPESTADE.

Nenhum comentário: