Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 30, 2006

Referenciais para a identificação do si...

Inevitavelmente, as pessoas necessitam de experienciar algumas dessas escamoteações do ego, seus jogos, por falta de estrutura psicológica para suportar a realidade, a verdade.
O mecanismo de fuga pode constituir uma necessidade de reprimir algo para cuja manifestação o ser não se sente preparado. É sempre um risco intentar-se, de inopino, empurrar o individuo para o encontro claro e imediato com o si, face à sua ausência de valores íntimos para reconhece-se frágil - sem deprimir-se, necessitado - sem insegurança em relação ao futuro, aturdido - sem esperança...
O ser psicológico é estruturalmente, a soma das suas emoções e conquistas, que caracterizam a individualidade pessoal no processo de crescimento.
Qualquer tentativa de esgrimir a verdade - afinal, a verdade de cada qual - pode resultar em conflito mais grave. A queda da máscara desnuda o individuo e nem sempre ele deseja ser visto como é - mesmo porque se ignora - ,podendo sofrer um choque com o descobrimento prematuro ou alienar-se, por saber-se identificado com a forma inadequada, desagradável .
A verdade é absorvida, pouco a pouco através da identificação dos valores reais em detrimento dos aparentes, do descobrimento do significado da existência e da sua finalidade.
As ilusões, desse modo, são comensais da criatura, que se apresenta conforme gostaria de ser e não de acordo com o si, o eu profundo, o que é.Extirpá-las é condenar o outro ao desamparo, retirar-lhe as bengalas psicológicas de apoio, isto não significa apoio aos comportamentos falsos, às personalidades estereotipadas, antes é respeito ao direito de cada um viver como pode, e não consoante gostaria de ser.
Imprescindível que se seja leal, honesto para consigo mesmo, desvelando-se e trabalhando-se interiormente.

O ser Consciente - Joana de Angelis

Nenhum comentário: