Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 14, 2006

Relações da Sociedade Teosófica e a Política do mundo

Pergunta -Então a Sociedade Tesófica não é uma organização política?

H.P.B-Certamente que não. Ela é internacional no mais elevado sentido,qual seja,abrange entre seus membros,homens e mulheres de todas as raças,credos e modos de pensar,que trabalham juntos por um objetivo,o progresso da humanidade;mas como uma sociedade,ela não toma parte em qualquer política nacional ou partidária.

Pergunta- Porque é assim?

H.P.B-Exatamente pelas razões que já mencionei.Além disso,a ação política deve ser necessariamente variar com as circunstâncias da época e com as idiossincrasias dos indivíduos.O fato de que,pela própria natureza de suas posições como teósofos,os membros da S.T. concordam em relação aos princípios da Teosofia ,ou não pertenceriam á sociedade, não implica necessariamente que concordem em todos os outros assuntos.
Como uma sociedade eles podem agir juntos apenas em assuntos que sejam comuns a todos - isto é,no que se refere á própria Teosófica;como indivíduos,cada um é perfeitamente livre para seguir sua linha particular de pensamento e ação política,contanto que não se choque com os princípios teosóficos ou fira a Sociedade Teosófica.

Pergunta-Mas com certeza a S.T. não se mantém totalmente á parte das questões sociais que estão agora despontando tão rapidamente?

H.P.B-No presente estado da sociedade,especialmente nos pretensos países civilizados,somos continuamente levados a encarar o fato de que um grande numero de pessoas esta sofrendo de indigência ,pobreza e doenças.Sua condição física esta arruinada,e suas faculdades mentais e espirituais estão com freqüência quase dormentes.
Por outro lado muitas pessoas no extremo da escala social levam vidas de descuidada indiferença ,luxuria material e indulgência egoísta.Nenhuma destas formas de existência é mero acaso.Ambas são efeitos das condições que cercam aos que a elas estão sujeitos,e a negligencia do dever social em um lado está ligada mais estreitamente ao desenvolvimento obstaculizado e interrompido no outro.Em Sociologia assim como em todos os ramos da verdadeira ciência,a lei da causação universal é valida.Mas essa causação necessariamente implica,como sua conseqüência lógica,aquela solidariedade humana na qual a Teosofia tão energicamente insiste.Se ação de um reage na vida de todos,e essa é a verdadeira idéia cientifica,então apenas quando todos os homens se tornarem irmãos,e quando todos praticarem em suas vidas diárias a verdadeira fraternidade,é que a verdadeira humana,que jaz na raiz da elevação da raça,poderá ser alcançada .É a essa ação e integração,a essa verdadeira fraternidade,na qual cada um viverá por todos e todos por cada um que é um dos princípios teosóficos fundamentais a que cada teósofo deveria comprometer-se,não apenas para ensina-la,mas para realiza-la em sua vida pessoal.


A Chave para Teosofia - H.P.B

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom se a Sociedade Teosôfica fosse uma organização política perderia toda sua essência, porque a política é condicionamento, a organização e consequentemente as pessoas que fazem parte dela, ficam condicionadas pelo dogma. Devemos compreender os problemas e conflitos por nós mesmos, sem as lentes das limitações. Para que possamos viver em plenitude é necessário cessar os conflitos, sem as tribulações do futuro ou a carga do passado. Qualquer organização seja ela política ou religiosa, impede a compreensão da realidade.
E como diz Krishnamurti:
"O verdadeiro revolucionário é aquele que está livre de toda e qualquer influência, livre das ideologias e complicações da sociedade, que é a expressão da vontade coletiva da maioria".

Carla