Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 30, 2013

Trecho Solto


"Trecho Solto...  "

Quando uma situação fica tão ruim que nenhuma solução parece possível, só restam o assassinato ou o suicídio. Ou ambos. E se nenhum deles ocorrer, a pessoa e transforma num bufão.

É impressionante como pudemos nos manter ativos quando não existe nada a enfrentar além de nosso próprio desespero. Os acontecimentos vão se empilhando por conta própria. Tudo se converte em drama... em melodrama.
O chão começou a ceder debaixo dos meus pés com a lenta compreensão de que nenhuma manifestação de raiva, nenhuma demonstração de sofrimento, ternura ou remorso, nada que eu fizesse ou dissesse, fazia a menor diferença para ela. O que se chama de um homem havia de certamente engolir seu orgulho ou sua dor, e simplesmente sair de cena. Mas não este pequeno Belzebu!

Eu já não era mais um homem; era uma criatura devolvida ao estado selvagem. Um Pânico perpétuo, era esse meu estado normal. Quanto mais eu era rejeitado, mais me aferrava. Quanto mais era ferido e humilhado , mas ansiava por castigo. Senão rezando para que algum milagre ocorresse, não fiz nada para provocar um deles. E mais, mostrava-me impotente para por nela, ou em Stasia ou em qualquer pessoa, até a mim mesmo, a culpa pelo que acontecia , embora fingisse que o fazia.
Como livrar-se de um vicio?

Vezes sem conta , eu batia com a cabeça na parede tentando resolver essa questão. Se me fosse possível, teria tirando meus miolos do crânio e passado no moedor. Qualquer coisa que eu fizesse, que eu pensasse, que eu tentasse, não conseguia me esquivar da camisa de força.
Seria o amor que me mantinha acorrentado ?
Como responder a isso? Minhas emoções eram tão confusa, tão caleidoscópicas. Era mesmo que perguntar a um moribundo se ele tem fome.

Talvez a questão pudesse ser formulada de outra maneira. Por exemplo: “Será que conseguimos recuperar o que se perdeu?”.
O homem racional, o homem de bom senso, dirá que não. O idiota, porem, diz que sim.
E o que é o idiota além de um crente, de alguém que joga contra todas as possibilidades?
Tudo que se perdeu pode ser recuperado”.



Henry Miller – Nexus



Nenhum comentário: