Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 28, 2013

Bilie - De Billie Jean



Bilie - De Billie Jean

Tem sempre um idiota tentando te extorquir uma grana quando você estaciona o carro. Ok, talvez não seja tão idiota, ele é parte do jogo que torna a vida na cidade mais difícil ainda. E não me venham com discursinhos prontos dos desfavorecidos da sorte, do sistema, da vida... sem discursinhos, porque até onde vejo, quem muito faz discurso não faz objetivamente nada!

Neste dia em especial eu estava meio puto...as coisas não estavam andando como deveriam, as pessoas, problemas pessoais e incomodações outras. Não sou bom de lidar com as opiniões alheias. Mas eu nunca dou palpite na vida alheia também... você tem uma vida de merda? Ok... você está feliz ? Você está feliz, sendo tarado, sendo viciado em qualquer coisa, você está tranquilo apesar das contrariedades? Então no meu entender ta tudo certo. Seja feliz assim do teu jeito.

Cada um se vira como pode. É a sobrevivência? É, talvez por vezes entenda, mas não neste dia. Bem que não tem os seus dias? Não chegava a ser uma menstruação... mas era quase uma tpm. Então acena na mente soluções imediatas.

Gosto de ter o pensamento da morte sempre por perto... a morte da uma segurança que poucas coisas não vida são capazes de dar. O amor as vezes dá essa esperança. Mas agora, naquele instante a vida estava meio fudida.
Estacionei a porra do carro... respirei fundo, meus olhar passando pela paisagem da praça Coronel, a vida é um circo, ali crianças brincavam, prostitutas aguardavam seus clientes, adolescentes vestidos de preto experimentando uma filosofia passadista... tudo tão ali...como uma gravura visceral da existência saltando aos olhos, vida, vida, vida...a Praça Coronel é 
um céu e um inferno ao mesmo tempo.

Gosto de olhar as putas de longe. Sim, tudo nelas é sedução...putas me fazem bem. Mas me sentia mal. Uma certa do de estomago...eu não havia almoçado ou mesmo tomado café... porra, devia ser fome.
Fui ao centro da cidade pagar uma conta e resolver uma pequena briga. Estava disposto, acho que na vida é assim... estar disposto.
Então um menino, misto de anjo caído, e pequeno demônio caído chega até a mim:

-Bom dia senhor! Posso cuidar o seu veículo?
-Qual é guri? Tu não vai cuidar nada...tu ta só pela bilheteria...
-Não senhor. Se eu digo que vou cuidar seu veículo eu cuido mesmo...
-Ta legal guri... e quanto vai sair esse serviço VIP?
-Senhor, sairá o que o senhor acha que deve pagar... eu estarei aqui...

Mundo medonho até os cuidadores de carros estão se especializando. Ele devia ter sete anos e por um destes mistérios da vida simpatizei com ele, e de alguma forma ainda não tão nítida ele me tirou o mal estar...um menino de rua, tão ligado... sua aparência meio suja... o resto de tudo escorrendo pelas ruas de Pelotas.

Sorri pra ele e fui pagar a minha conta, ele sorria ao lado do Kadett e disse: vejo o senhor na volta. Não imaginei que ele ficaria ali, sim o guardião do kadett, que me lembre o kadett nunca teve um guardião.
Quando volto para minha surpresa ali esta ele, ao lado do carro, me olhava fixo nos olhos, olhos brilhantes, brilho de moedas de cinquenta centavos...talvez...

-E ai guri, tudo beleza ai?
-Senhor está tudo certo...mas meu nome é Bilie, de Billie Jean...
-Do Michael Jackson?
-Claro, a música que ele fez foi pra mim...
-Mas Bilie era para uma mulher...

Ele fica me olhando:

-Eu não sabia... mas isso não faz diferença... gosto da música...e Bilie pode ser um nome para menino e menina, não é?
-É... legal

Então ele se ergue da beira da calçada e começa a dançar num estilo Michael... sem música... fazendo voltas feliz da vida...bom imitador de Michael. Tudo era mais leve, eu havia conseguido resolver as minhas tetras... sem estressar. Gosto quando as coisas dão certo.
Entrei no kadett, e Bilie Jean estava a janela... sorria feliz. Não resisto a perguntar coisas:

-Bilie Jean, tu é feliz ?
-As vezes sou...as vezes não...
-E porque as vezes tu não é feliz?
-Sinto saudade senhor... saudade da minha mãe... o senhor tem mãe?

Uma lamina silenciosa perpassou meu peito, me pareceu que responder que eu tinha era uma agressão, mas a verdade é a verdade.

-Sim tenho Bilie... e ela é bem bacana pra mim...
-Sei a minha sumiu...
-Como assim?
-É...ela saiu pra trabalhar e nunca mais voltou...e então minha vida ficou muito diferente...mas não gosto de falar disso...

Por vezes você é invadido por onda de verdade, capaz de te deixar desconfortável... mas isso é viver, muito embora tudo a nossa volta trabalhe para camuflar a verdade intestinal da vida. Meu coração ficou apertado...olhos brilhantes de Bilie, ele tinha idade para ser meu filho...os filhos que perdi pela estrada. Mas que poderia fazer? As vezes a gente fica num beco.

-Tudo bem Bilie...não falemos mais disso...Bilie de Billie Jean... pô o Michael iria ficar orgulhoso de ti... dança ai ?Tu te dá...

Ele abre o sorriso... e dança na calçada da Praça Coronel... Bilie Jean iluminando a praça...um pequeno grande  num instante que a vida se transforma...é um instante em minha e em tua vida e tudo fica diferente... tudo mesmo.

Luís Fabiano.


Nenhum comentário: