Pesquisar este blog

quarta-feira, maio 26, 2010


Navalhadas curtas: Pinturas de merda.

Na semana passada fui numa exposição de pinturas, uma vernissage. Um nome sofisticado que faz a boca fazer mil voltas para pronunciar. Uma conhecida queria mostrar seus quadros ao publico e amigos. Eu não sou amigo, não passo de um mero conhecido, que ela imaginava que fosse relevante. Não sei porque,mas insistiu para que fosse.
Não gosto de eventos de pessoas da elite, nada contra a elite, nada contra a nada, mas o boteco da esquina me é mais aprazível e verdadeiro.
Mesmo com todas as contradições, que é meu natural, fui ao tal evento. Quando la cheguei, deparei com uma meia dúzia de gatos pingados,lambendo as telas de Marisa.Peguei uma taça de vinho, fiquei sozinho olhando as telas.Ela veio ao meu encontro,me abraçou e:
-Querido, que bom você veio, ta gostando?
-Oi Marisa, o vinho tá ótimo.
-Que bom, e as pinturas estão boas? Que achas?
-Não sei Marisa, eu não entendo muito de arte. Eu nem sequer sou um, mas sim elas tem algo misterioso.
Naquele momento falei a verdade, realmente não entendo nada de arte, o mistério, disse pra não ferir o ego do artista,quando se diz que é um mistério, sempre soa inteligente.
Mas olhando as pinturas dela, aqueles riscos isolados, sem forma, uma tela com um traço azul no centro. Puta merda minha ignorância é imensa. Não queria chatea-lá, com minhas reais opiniões, deixei em panos brancos. Um dia quando algo assim fizer sentido para mim eu talvez mude de opinião.
Sou profundamente sentimental,e aquelas telas não me transmitiam nada,sentia o mesmo que um deserto em uma noite escura, estéril.
Pensei comigo: ”puta merda Marisa, se tu tivesse pego merda fresca, recém cagada e fizesse um desenho qualquer na tela, as pessoas demonstrariam na hora sua expressão.
Enquanto isso, o vinho estava ótimo.

Luis Fabiano.

Nenhum comentário: