Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 30, 2010


Amor pelo navio que afunda.

Houve um tempo em minha vida que tinha muitos “amigos”. Creio que me entendem, um bando de gente que fica próxima de ti, conversam contigo,bebem contigo, sorriem rápido.
Isso é algo fácil de manter, basta chamar, oferecer-se, sempre existe gente disposta, a festas.
Porem quando a merda começa a entrar a cântaros na tua vida, se ficar apenas um, você esta no lucro. Não que isso me preocupe muito, contrário sempre tive uma profunda descrença em relação ás pessoas, aprendi isso muito cedo, com dez anos de idade.
Não me iludo com nada ou ninguém. Absolutamente todos são capazes de qualquer coisa. Isso não me espanta, eu considero natural e humano. Digo sempre isso, as pessoas do aquário. Nada de espanto, não sou pessimista ou otimista, as coisas são o que são, e ás vezes é meio inescapável.
Pessoas que amam são capazes de matar, pessoas que odeiam são capazes de amar, tudo sempre é a motivação, por detrás da capa. Fico calmo, respiro, relaxo e sinto-me em paz. Pois posso receber a “facada”, daqueles que eu amo e que amam, isso não é nada impressionante. Ao menos para mim.
Este foi um tema de um assunto em família, falava com minha mãe tais coisas,ela se espanta, diz que jamais faria algo de ruim comigo. Mas sei que ela teme as próprias reações, todos temem por isso é tão difícil admitir.
O que quero dizer é: na hora que o bicho pega, todo mundo vira bicho, mostrar garras e dentes é fácil, é preciso apenas saber provocar.As vezes faço de propósito.
Deixei o assunto para outro momento.
O telefone toca, não gosto de telefonemas matinais, costumo manter o telefone desligado a noite e na parte da manhã. Tais telefonemas costumam ser perturbados, sempre são problemas, alguém que morreu, alguém que foi hospitalizado,alguém doente, problemas dos outros. Tem vezes que estou saturado disso, cansa, então me desligo, é o que tenho feito ultimamente, me desligo de tudo. Caí na asneira de atender o telefone. Puta que pariu, era Francisco, velho amigo, bem ao menos ele achava-se meu amigo:
-Fale Chico, que passa hã?
-E ai negão, tudo bom cara?
-Sim,sim e contigo?
-Nada bem,to me separando...
-Bem vindo então Chico,ao meu clube...(risos)
-To triste cara,a situação não é fácil, a Rita ta muito doente,mas não dá mais pra segurar,to cansado, ela me cansa, to a horas nessa.
-Tais comendo alguma vagabunda por ai?
-Não cara, nem condições psicológicas tenho para isso.
-Que isso Chico, condições psicológicas? Adorei essa, amigo quando o pau sobe,manda-se a merda a psicologia, o que sobra é um animal, duro. As pessoas adoram disfarçar isso, mas na pratica sabemos que não dá.
-Bom, mas não to pensando nisso agora. To cansado, meio desanimando, não sei se to fazendo a coisa certa, acho que não sei de mais nada, por isso te liguei.
-Pra que estas me ligando então? A vida é feita de pseudo certezas, tu precisa saber exatamente o que queres fazer, para evitar arrependimentos. Isso é crucial cara,não faz nada se tiver em duvida.O segredo é esse.Posso te dizer isso cadeira, tenho muitos defeitos,alias mais defeitos que qualidades,mas nunca me arrependo de nada faço.O que fiz até hoje faria novamente sem hesitar.
-É, mas tu já te separou quantas vezes?Tens prática.
-É melhor nem falar nisso, o numero é maior que as pessoas imaginam,mas tenho evitado de falar nisso, quem sabe se espanta.
-Sei,sei.
-Mas que a Rita tem?
-Câncer, esta muito depressiva , reclamando de tudo, que Deus é injusto com ela, que os parentes não dão bola para ela,me destrata muito, diz que tenho outra mulher na rua,que estou com nojo dela porque ela esta ficando podre em vida, e mais um monte de coisas cara, ela ta me levando o desespero, a tal ponto que não sei se gosto dela ainda, e isso é que me incomoda, não sei se é amor ou pena de deixá-la sozinha.
Comecei a rir.
-Cara isso não tem graça.
-Eu sei, desculpa, mas essa é autentica situação, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Acho que tu tá fodido Chico. Eu não sou um bom conselheiro para estes assuntos, talvez se todas as minhas ex, estivessem doentes, realmente doentes, eu esperasse um pouco mais, faria um exercício de carinho, gentileza e humanidade, não por pensar nelas, mas por pensar em mim, para evitar que eu me arrependa.O arrependimento é capaz de matar cara, tenta evitar isso. Conheço gente que achava que agüentava, depois descobriu que não era possível, choram a alma, mas aí já é tarde demais.
Fico um silencio no telefone, gosto de tais silêncios, geralmente é a hora que alma fala.
-É cara, acho que tens razão, pena é um sentimento muito fodido, mas pode ser menos fodido que o arrependimento.
-É isso Chico, a escolha é tua, espero que sejas feliz.
-Cara tu é meu guru. Valeu.
-Abraço Chico.
Fiquei eu com meus problemas, o cara não tem noção, sou um guru falido, que não consegue orientar a própria vida, vivo fazendo o melhor para mim, tentando apenas ficar em paz, pois a paz é algo assim, você pode importar-se com o mundo ou importar-se consigo mesmo,mas não da pra servir a dois senhores ao mesmo tempo.
Chico não iria separar-se, senti isso, talvez fosse melhor ele aturar a esposa, deixar ela ficar forte ou morrer, e depois, bem depois ele que visse o melhor.
Agora chegava de Chico, voltei para minhas questões mais interessantes, a hora que você precisa mostrar garras e dentes a quem ama...

Luís Fabiano.
A paz é manter-se afiado ou entregue.

Um comentário:

Dóris disse...

Pobre do Chico. Ele certamente tem pena da esposa, amor não. Sei muito bem como é isto, eu pensava que amava meu ex-marido, até que vi que sentia pena dele, me separei dele três vezes, sempre que ele me pedia para voltar, eu voltava por pena. Errei, me fudi legal, até que fiz uma besteira, então conseguimos nos separar para sempre. Mas esta é a vida...vivendo e aprendendo, errando e se fudendo.