Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 22, 2009



Dia do amigo?

Devo estar ficando caquético, mentecapto, e a razão deve estar abandonando a minha sanidade mental, porque o dia do amigo deveria ser todos os dias,simples, mas existe uma fria necessidade comercial, que não é muito amiga de nossos bolsos, ou então abre espaços para que “amigos”, entupam nossas caixas de email com aquelas mensagenzinhas, chatas, repletas de elogios, com citações de qualidades que não possuímos, e que por educação,dizemos que gostamos, que achamos interessante, que é bom etc..etc... Sinceridade isso? Uma resposta limpa emoldurada na etiqueta?
É preciso ter boa intenção para olhar tal questão ?
Ser amigo, do dia do amigo ? Tudo bem, tentarei não ser mordaz e de uma ironia acida, e olhar a questão sem os agravos de um olhar ferino(porem verdadeiro), o contra ponto de tal abordagem é que eu me tornarei uma dessas mensagens prontas, que vão direto para o teu email no dia do amigo! Ler algo sem gosto ou tempero faz bem? Não soa muito como uma perda de tempo? É, as vezes amigos nos fazem perder tempo, paciência, dinheiro e mulheres e outras tantas coisas que não valem a pena citar...
É estranho quando penso nisso, sempre lembro tive e tenho alguns poucos amigos, e pouquíssimos verdadeiros, sempre fico preocupado quando alguém me diz que tem dezenas de amigos, a natureza nos ensina que isso não é lá muito verdadeiro, pois é da natureza humana eleger os afins, cuja a confidencia é selada mais por aquilo que não se diz verbalmente, e existe uma intimidade silenciosa, um entendimento sem palavras, a verdade que é não temos isso com todas as pessoas que se dizem ou são nossos amigos, mas alguns poucos.
Mas tudo vira festa, afinal a causa primordial para o dia do amigo é um fato que engloba a humanidade, e curiosamente um senhor argentino que instituiu este dia, quando o homem pisou na lua, e disse a célebre frase, Armstrong desceu da Apollo 11 e disse;"..o pequeno passo para um homem ,e um grande passo para a humanidade". Bem neste dia toda a humanidade, de olhos fitos na lua celebraria nesta identificação universalista, um elo de ligação entre todos os povos do mundo. É bonito não é ?
Tudo bem a idéia é boa, a intenção também, porem é preciso que se diga, que tal ato é funciona a guisa de rito de passagem bem tribal alias, uma boa lembrança catalisadora de emoções, então em respeito de intenções, talvez seja algo positivo! Tenho um grande amigo, e falo desta cumplicidade em particular, não falo com ele todos os dias, por vezes ficamos meses afastados, nossa convivência é respeitosa e intima, e quando tornamos a nos reencontrar, todo o pensamento e emoção estão intactos, numa reciprocidade harmônica, nossa relação vai alem de dias, meses ou anos,atemporal, não preciso cumprimentá-lo pelo dia do amigo, por vezes nem felicitamos pelo aniversário, já aprendemos que a importância de nossa amizade é muito mais relevante, que as típicas abobrinhas humanas, repletas de convencionalidades, que os “amigos” cobram! Uma amizade que cobra? Soa meio estranho não?
Mas talvez eu queira uma patamar, em termos de amizade que não é possível a todos, bem as vezes não é mesmo, pois como sabemos todos nós temos nossas chatices e inconvenientes, somos frágeis e fraturados, e nem o nosso pobre amigo precisa aturar isso, não é mesmo? Se por um lado o “verdadeiro” amigo precisa lembrar-se do seu amigo, e suas datas especiais e etc...etc..., por outra o “amigo”, precisa aprender a perdoar a falha de um amigo desatento e outras tantas falhas inominaveis.
O dia é relevante, mas não caiamos na santa inocência de imaginar que não ocorrem distorções, tudo que é mais ou menos humano ,é ligeiramente distorcido, de apreciação ao ato histórico humano na celebração da “conquista” da Lua, a lembrança de presentinhos e emails feitos de mensagens prontas, copiadas a exaustão entupindo o computador, existe uma longa distancia fatal, e tenho certeza que muitos nem sabem que é Armstrong !
Existem coisas que são tão mais belas no silencio, talvez a luz perene do luar.

Fraternalmente a meus amigos, e porque não aos inimigos também,somos todos equânimes na desgraça!

Luis Fabiano.

Nenhum comentário: