Pesquisar este blog

terça-feira, março 03, 2009



A Sogra...

A historia que contarei é de um amigo, de um amigo, de um amigo meu, embora tal tema seja algo negativo por natureza, digno de tantas paródias, sarcasmos e colocações jocosas, eu devo ser mais um a atirar a pedra na Geni, afinal quem não gosta de apedrejar os chatos?
Estive a muito tempo atrás na casa de Marcão, grande amigo do estacionamento, raramente dou atenção a coisas na casas alheias, tenho para mim que o acontecem entre quatro paredes seja-la o que for, faz parte de um lar, mas nem sempre estes conceitos caminham na linha que gostamos ou do aceitável, mas isso é outro assunto, coisa de ética pessoal, que deixo para os confessionários ou psicólogos e entendidos do comportamento humano,como se isso fosse possível...
Mas chegando lá,começamos a bater papo e tomar uma gelada que o tempo pedia calor infernal, parecia que os demônios estavam fazendo estágio na Terra, acho que aí começou nosso “crime” inicial, ir para casa de Marcão, com sua esposa que diga-se de passagem era muito bela e educada ,do tipo acima dele, e mais a sogra dele ,que então descobri que morava juntamente aquela família, ou seja uma típica família em um apartamento a procura talvez de um entendimento, descobre-se que paga-se caro o tal entendimento...
Será que é preciso dizer mais alguma coisa??
Abrimos a gelada e a velha(sogra), que mais tarde vim a descobrir que chamava-se Alcione ( nada contra a cantora, mas eu tenho um péssimo gosto musical, tenho para mim que o Cd da Alcione deveria vir com algum objeto cortante, para aqueles que desejarem fazer um arakiri ou simplesmente cortar alguma parte letal de seu corpo consigam com facilidade, espero não estar fazendo associações equivocas, pois todas as Alciones que conheci, não gostei de nenhuma...mas isso é um outra historia, um dia eu conto...), quando Marcão fez a menção de abrir a “loira mais que gelada”, Alcione fez aquela cara de enfado ,típica de sogras malas, ali eu já senti o clima, Marcão olhou pra mim e disse:
-Fica gel, que esta velha daqui a pouco vai dormir e tudo fica na paz... – e riu ironico...
Ai então ela foi para cozinha, junto com mulher de Marcão, e de lá ouvíamos a reclamação em ininterrupta, forma de chateação de paciência, a esposa de Marcão apenas concordava como quem esta acostumada com a típica manifestação.
Fiquei ali bebendo a cerveja, e claro aguardando o desfecho pois afinal caros amigos, tudo na vida é uma grande história basta saber ver. Cabe aqui coloca antes de proceder o seguimento, que sempre faço constatações, quando se conhece muita gente tem-se um parâmetro, para dizer coisas que embora desagradáveis são verdadeiras, conheci muitas sogras, de amigos, conhecidos etc...e nunca tive cobiça por elas, sim, são sempre mal humoradas, sempre tem algo a dizer daquelas piadinhas de péssimo gosto, nunca mas nunca são belas, gostosas mesmo, gostaria de conhecer alguém que tivesse tesão pela sogra, embora seja uma “relação proibida”, mas por um momento esqueça tais conceitos de certo errado, e deixe a verdade desfilar desnuda pela sua mente...logicamente que existem exceções, boas sogras, mas ninguém quer ouvir falar de boas pessoas, estes tempos eu disse, boas pessoas não dão boas historias...
Voltando...
A medida que a cerveja ia baixando a paciência de Marcão ia acabando, e a velha Alcione nada de dormir,eu mesmo que já estava com vontade de ir lá de dizer algumas coisas, mas a casa não era minha ,o problema não era meu, me diverti dentro do constrangimento possível que havia na situação( gosto de situações constrangedoras, é sempre um momento ótimo para ver como vamos agir,quando isso acontece sinto uma brisa fria soprar minha alma, faço a minha cara de paisagem e abstraio ironicamente...vivo num mundo a parte, onde nada me ofende, diga-se de passagem quando se é muito ofendido termina-se por desenvolver-se uma armadura que se torna incólume a agressão, me chamem do que quiser...que isso significa? Nada mais me ofende...o que nos ofende é o que colocamos na boca dos outros, por favor não levem isso com segundas intenções...), por fim acabou a paciência de Marcão...até ali eu conhecia Marcão, mas quando ele ergue-se da cadeira, era outra criatura, foi até a cozinha, chegou perto da velha Alcione e disse:
-Dona Alcione, quero que a senhora cante uma musica sua!! – Disse isso colocando-lhe o gargalo da garrafa próximo a boca a guisa de microfone improvisado, e com a vontade claro de colocar o mesmo, boca a dentro de Dona Alcione....
A velha ficou muda,paralisada, ante aquele convite ameaça, naquele instante eu vibrava dentro de mim, queria rir muito mas me contive, vingança foi feita, a velha calou-se e não disse mais nada. Marcão arremata com o tiro de misericórdia:
-Bom ,se tu não vais cantar, então fica em silencio por favor, porque sabes o ditado, sogra boa não existe e se existisse já nascia morta...rs.rs..disse isso e saiu rindo sarcástico.
Depois desta delicadeza de manifestação, quase uma prece, a casa parecia um templo Budista, dava para ouvir as moscas, a musica das esferas, tinha-se a impressão que anjos circulavam o ambiente, e claro a tampa de mais uma cerveja sendo aberta...
Comemoramos a desforra, como idiotas repletos de um prazer fugas, mas que seja por breves instantes dá-nos a glori, amém.

Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hilário......Estas Alciones da vida hein.....Porque será que ninguém gosta de sogra????? Qual o problema delas???? Ou será que o problema somos nós: noras e genros?

D. M

Anônimo disse...

Como eu sempre digo,sogras são maravilhosas, bem longe!!

Fabiano disse...

Acho que estão usando de má vontade para com as sogras,afinal deve existir alguma que seja uma exceção quiçá exemplo de bondade eu creio como creio, assim como os lobisomens,Ets e é claro o Sací-Pererê.
Talvez como as cobras e serpentes, as sogras sofrem por causa de uma má propaganda, creio que o problema não é gostar ou não, é de Marketing.