Pesquisar este blog

terça-feira, março 17, 2009


Sim, catar lixo tem uma estética toda especial. Não, exatamente, a estética do belo, do decente, mas ,ao contrario, a estética do feio, do disforme.Uma arte!
O cultor dessa arte é o extraviado.
Em outras palavras, é um purista do horrendo, cujo olhar é experimentando, agudo, tão experiente e pretensioso quanto o experto do belo.
Com esses tipos aprendi a ver a beleza na imundície, sobretudo conferindo-lhe primitivas noções de mais valia.
Excelso foi o mais notável mendigo que conheci .Junto com Tomé,formam uma dupla e tanto.
Sujeito muito alto – beirando aos dois metros de altura – envergava avantajado gibão encardido pelo tempo e uso. Nos pés sandálias de peregrino.Os cabelos eram cumpridos e brancos .Barba enorme, eriçada;tinha-se impressão de que dela emanavam raios. A tiracolo levava um estojo de violino, com o instrumento cuidadosamente acondicionado.
Excelso era capaz de traçar o perfil psicológico de quem quer que fosse apenas pelo lixo. Um psicólogo dos dejetos.
-Artista do lixo – dizia ele com acentuado ar professoral – precisa ter olho clinico. O segredo é não ter pressa.Deve-se olhar o latão de lixo com um garimpeiro observa um pedra não lapidada.Dá-lhe o devido valor, por que de fato tem valor.O lixão deve ser revirado como quem remexe um canteiro de violetas dos Alpes, sentindo-lhes todos os eflúvios.Deve-se percorrê-lo como um peregrino em demanda da Terra Santa, em profundo estado de meditação.A razão de todo esse cuidado é uma só:o lixo tem uma essência.O objetivo maior do catador compenetrado e inteligente é encontrá-la."

Manoel Magalhães - O homem que brigava com Deus.


ps:Logicamente amigos, o Magalhães não está se referindo ao lixo como o entendemos.

Nenhum comentário: