Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 27, 2009



Sordidez

Sempre tive uma profunda admiração pelos tipos sórdidos da vida, seres que em um pré-julgamento, são os berços de todas as podridões da alma humana, o que não quer dizer que minha contradição seja paradigma sob o qual seja o padrão de meu viver, se assim fosse eu vestiria a camisa da canalhice com orgulho em pessoa, e seria muito autentico neste sentido.
De alguma forma temos um tropismo para o “mal” por assim dizer, a única diferença que vejo isso claramente e você possivelmente esconda sob uma burca, feita de convicções cujo o cunho castrador o deixa em uma certa segurança relativa do mal que o mundo tem, eu respeito isso, mas observemos nossa atitude pessoal, ante um simples filme, novela,seriado etc... a historia não existe sem o vilão, e o tal é por assim dizer agraciado pela natureza, possui beleza, riqueza, poder, coisas jamais ambicionadas pelo “bem”, isso não é um pouco estranho??
Torna-se evidente que coisas boas, pessoas boas, mães de família zelosas, mulheres ou homens respeitáveis, fiéis, filhos tranqüilos, pessoas cuja a primeira manifestação seja pensar no próximo ( bem isso já bem raro por natureza portanto não precisa aprofundamento, exceções são auto-implicáveis...) patrões maravilhosos para seu comandados, políticos honestos( este ainda não nasceu...), pessoas beatas repletas de religiosidade, e toda a abordagem que de alguma forma enalteça o bem de alguém ou um povo, bem, estas coisas não dão boas historias, alias não dão historia nenhuma, tanto é, que o que vende em termos de impressa, é a desgraça de toda sorte.
Pessoas maravilhosas não tem graça alguma, pessoas boas são vistas como tolas, todos admiram é verdade, mas para ser como exemplo e um mundo caótico jamais, aliás neste nosso mundo temos uma pratica curiosa de matar as pessoas que são boas, apenas para citar, Jesus, Sócrates, Martin Luther King etc...é bem verdade que não sabemos os nomes de seus algozes, mas por outro lado estes atingiram o êxito deixando bem nítido nosso posicionamento em relação o que ainda pensamos sobre o bem!
Infelizmente o ”mal”, representa a nós mesmos ,personificado em qualquer um, em qualquer bode expiatório, isso explica em parte nossa combatividade quando pegamos por exemplo criminosos grosseiros, ele é o nosso bode, como que se extirpando o criminoso matássemos o mal em nós, lamento dizer, o desejo hostil de desarraigar o mal em nós, nos torna algo piores(por outro lado não há escolha, é nossa natureza, copia rascunhada da natureza de todas as coisas vivas...), porque aplicamos a exata medida sob nossas fragilidades morais, éticas e os cambau...e ai precisaremos de psicólogos, psiquiatras para extinguir o que é por natureza simples, rios de culpas, se percebermos a ignorância que nos cerca, origem real do mal, do “diabo” e de tantas outras coisas sombrias que desconhecemos de nós mesmos.
Será que conseguimos perdoar-nos facilmente de nossos “pecadilhos” mais graves? Ou vemos também a imensa necessária autopunição para que possamos satisfazer o Demiurgo ou nossa consciência culpada,mutilada, grande questão essa.
A verdade amigo(a) não existe nenhum mal lá fora, nossa falta de auto-cultura nos dá a impressão que a culpa é alheia, para ocultar em vaidade, orgulho e algum egoísmo nossa profunda e inescapável burrice e mediocridade!!
Mas não importa, falo não como partidário do mal, ou mesmo amante do bem, falo de algo que esteja além disso no dizer Nietzschiano, pois existe um fatal equilíbrio nesta dualidade, mantemos tal equilíbrio por nossa inocência,e nosso mundo conspira para a perpetuação do dito mal, sinceramente não me importo, assim sei que terei historias relevantes de canalhas eternos, de prostitutas exuberantes, esposos infiéis e toda esta gama de personagens que produzem boas historias, respeito mais meus inocentes personagens, feitos da ralé humana repleta de originalidade e carregada de emoção sórdida por vezes, que mães exemplares, esposas maravilhosas,maridos eternamente carinhosos, coisas que não combinam com uma boa história e muito menos com o mundo em que vivemos.

Luís Fabiano.

A paz que for possível.

8 comentários:

Anônimo disse...

Certamente as pessoas sórdidas, canalhas e corruptas, não sentem culpa alguma das coisas ruins que fazem, pois se, se sentissem culpadas de algo, não repetiriam sempre suas canalhices, suas atrossidades.
Mas felizmente o bem ainda prevalece sobre o mal.....e quem quer sempre terá paz.

Fabiano disse...

Bem, isto é um ponto de vista entre milhares,o bem é melhor, o mal é o pior ou o inverso, que isso em verdade significa?
Se obervarmos o mundo que vivemos perceberemos é claro que o " bem " prevalece,é notório, sim o mundo esta em paz,não existem tragédias, os noticiários estão fartos de notícias boas,as guerras acabaram,as pestes tambem, todos os criminosos foram presos e os injustiçados encontraram a justiça,a natureza esta cada vez mais saudável...o que prevalece é o que tem evidência, mas repeito a fé de cada um, e enxergamos o que queremos ou precisamos crer, quanto a verdade, bem...esqueça, ela não tem haver com isso...

Anônimo disse...

Gosto do seu cinismo e de suas ironias......e é exatamente isto mesmo, se eu quero ver o mundo sob o prisma do bem, eu verei somente as coisas boas.....se eu quero ter PAZ, eu terei esta PAZ, não importa se o mundo não está em PAZ, o que importa é a minha PAZ interior......seu discurso é muito bom......mas acho que tu pensa da mesma forma, afinal é isto que tu deixa explícito em seus textos.....ao menos o "autor" deixa esta imagem, não sei a pessoa, pois não te conheço.

Fabiano disse...

Obrigado, mas acho que não penso da mesma forma que ninguem,por, sendo a verdade esta"mutante", tento me adequar-me a sua disforme e vaporosa fugidia manifestação.
Agradeço os teus belos comentários, que tornam o diálogo aqui muito interessante e com ar de inteligência, quanto ao autor do blog, não preocupe-se, ele é totalmente desimportante conforme está no perfil do mesmo.
Toda paz.

Anônimo disse...

Totalmente desimportante??????
Certamente que és importante.....pois senão não escreveria tão bem.....mas pode se denominar sem importância....afinal o que vale é o que tu pensa e não o que os outros pensam.

Muita Paz para ti.

Fabiano disse...

Não há mais o que dizer.Tens toda razão o que penso é mais importante e mais valioso que os outros pensam.
Obrigado.

Anônimo disse...

Mas foi exatamente isto o que eu falei. Até parece que não gostou.....Tu sempre é lhano?

Fabiano disse...

Gostei.
As vezes sou, mas isso depende muito com quem estou falando, existem pessoas que não merecem sinceridade.Porque ainda que a sinceridade lhes gritassem aos ouvidos moucos jamais entenderiam.