Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 11, 2009


Saudável o cacete !

Enfadado estou dos discursos pró-saúde, cheguei a conclusão que tudo, e absolutamente tudo te faz mal, assim sendo, fica um espaço livre para cada um de nós decida o que nos faz bem, mas aos “xiitas” da saúde e tudo mais, vai meu recado... Tudo errado!! Acho muito estranho mas as pessoas que se consideram geração saúde etc...são as mais chatas que conheço, imaginem, não bebem, não fumam, não comem gordura, não cometem excessos nunca, se alimentam de peito de frango grelhado e insistem que é ótimo, a melhor comida do mundo...?? Ok, eu respeito a opinião alheia, mas com toda certeza essa não é condição única e inescapável para sentir-se bem!! O ser humano é mais amplo que isso(alguns pelo menos...), tenha certeza disso, pode ser uma ansiedade futurística, as pessoas desejam chegar na velhice em plenas “condições”, pois estranhamente e pesquise quem quiser, pessoas saudáveis não são longevas ao contrario, isso não parece meio estranho? Um saudável de vida curta... Mas isso não é problema, ele priva-se de um monte coisas chamadas “tentações” para poder ter uma qualidade de vida, conforme o discurso, mas a qualidade de vida nunca é alcançada, ela é um ideal quase virtual, logicamente que nem falo de pessoas de baixa renda que não possuem nem qualidade e nem tão pouco vida, tentam sobreviver apenas... É claro que meu discurso é tendencioso, to me lixando para o “ser saudável”, me sinto bem hoje, agora neste instante, o que não quer dizer que seja uma condição estanque, lógico que quando se possui alguma inteligência sabe-se que padrões e paradigmas podem e devem ser alterados de acordo com as necessidades, realmente não me interesso pelo amanhã, ele não existe, é apenas uma imaginação, criação mental, você pode morrer de forma indigna no vaso sanitário com um ataque de qualquer coisa...então...? Não estou estimulando os patológicos ao suicídio, nada disso, quem é doente deve permanecer na sua condição de doente e cuidar-se, curar-se se for possível... Apenas para lembrar o conceito atual de saúde,saudável segundo a Organização Mundial de Saúde, é “ sentir-se bem física e mentalmente”, então eu posso estar agora neste momento com um câncer ou outra doença carcomendo meu íntimo, mas neste instante me sinto em paz, bem e robusto, logo estou saudável...com ou sem comportamento saudável, com ou sem alimentação “balanceada”, com ou sem exercícios... Tenha comportamentos patológicos, sim, coma gordura se quiser e sentir-se feliz com suas artérias entupidas, beba o que tiver vontade, até seu fígado chegar a exaustão ou cirrose, tenha vícios, todos os que sentir necessidade, mas seja autentico e feliz, a condição de ser feliz vai muito alem de se ter tudo em ordem e com relativa perfeição, nada disso... Mas, se você esta sentindo-se bem com seus exercícios, sua vida regrada e outras...ótimo meu apelo simbólico, é para que não tenhas discursos prontos, não tenha elegias mórbidas do ser ou não ser saudável, eis a questão? Apenas para constar: tenho um amigo aqui o chamarei de Cara apenas, bem somos amigos a um bom tempo, um belo dia em uma manha dessas que decidimos coisas idiotas, ele resolveu que queria fazer regime e emagrecer, achei a idéia boa e cai na asneira de perguntar para ele o porque? Ele me respondeu: -Não, é porque é lega, ficar igual aos outros,tipo magro, não tem nada haver com saúde e pra ficar legal...tipo magro assim...acho que é isso... Eu fiquei olhando com cara de paisagem, não deveria mas respeitei sua posição de ficar “legal tipo”, bem, mas o que aconteceu depois disso? Eu digo, ele passou a fazer dieta, emagreceu horrores, parou de beber,só come peito de frango grelhado e sem tempero...perfeito! Mas conversando com ele agora quinze kilos mais magro, ele parece sem alegria de viver, esta magro e legal tipo, e totalmente sem graça, que será que ocorreu com o Cara? Não sei, tentei conversar com ele, mas ele agora fala pouco também, não se diverte mais como antes, não fica bêbado como antes, não sorri com tanta facilidade como antes, mas esta magro e feliz segundo me diz...eu respeito, mas prefiro a antiga versão do Cara.

Paz e luz em teu caminho.

Luis Fabiano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Ótimo texto, e claro, verdadeiro. Mas seria melhor se fosse publicado em jornais e revistas, para que mais pessoas pudessem lê-lo, por exemplo: médicos, nutricionistas, enfim todo o pessoal da área da saúde, e os "anoréxicos saudáveis".

Muita Paz para vc.

Anônimo disse...

Infelizmente não sei muitas informações sobre o Sr, mas o parabenizo, pela irônia e inteligência, concordo com o comentário acima, deverias escrever para algum jornal ou revista.

Dra.Michele