Pesquisar este blog

segunda-feira, dezembro 22, 2008



Da série contos de Natal...

O Bom velhinho...

Existem coisas que jamais vamos esquecer, e nestas datas tão simbólicas é natural que venham a tona na tela mental, boas e más lembranças e alguns pequenos traumas tambem, coisas de criança, e em meu caso especial, que era uma criança tonta, realmente muito bobinho...
Fui criando na ilusão da existência mágica de Papai Noel, Coelho da Páscoa e outros derivados advindos das terras do sonhos, para uma criança é ótimo crer nisso, muito embora na época não tivesse a comparação de um mundo caótico que tenho hoje, aquela fantasia, aquele sonho inspirava a imaginação, a povoava pelo fantástico, o mágico e o poder de criar...(diga-se de passagem, ao longo do tempo, vamos perdendo tal poder, a criatividade vai tornando-se limitada, justa mesmo, e o tempo se encarrega de nos fazer acostumar...o maior erro...não acostume-se ao que não é essencialmente belo...mas isso é outro assunto, coisas de meus solilóquios pessoais...).
Eu já estava com sete anos mais ou menos, que por si só já é um numero cabalístico ligado a transformações e que tem uma ligação mágica com a vida, pois como diria Ramatís, o Universo é setenário(sete notas musicais,sete dias da semana,sete luas,sete camadas do átomo...e por ai vai...)estávamos todos brincando no quintal de casa,meu primo mais velho e outros, e por algum motivo que não lembro ouve um breve desentendimento entre nós, e então vieram os deboches e infantis ataques(neste caso era literalmente...)mas foi nesta desavença que meu primo o Almir, lançou mão de uma arma fatal, e assim disse:
-Vocês sabiam que o Fabiano ainda acredita em papai Noel ?
Todos riram abertamente, e eu permaneci com minha cara de tonto realmente não entendendo o que se passara, olhava e ele riam, (para era incontestável papai Noel existia...sem me disseram isso, nunca haviam negado...nunca...)então o Almir me olhou e disse:
-Como tudo é burro mesmo, tu não sabes que o papai Noel são os teus pais? Papai Noel não existe...papai Noel não existe...não existe.. há,há,há,há,há...
Foi como se uma pedra tivesse caído sobre a minha cabeça,lembro que fiquei atônito, e ao mesmo tempo em que meu sonhos eram trucidados dei-me conta da dimensão da verdade, sim era claro como água, não poderia haver num mundo tão racional um algo mais mágico...poderia sobreviver?
Cai em mim, aquilo fazia tanto sentido, na hora não entendi porque meu pais fizeram isso comigo, e porque meu primo Almir fizera aquilo. Quando entrei em casa eu literalmente era outra pessoa, quando questionado preferi guardar silencio:
-Não é nada não, apenas briguei com Almir...(eles disseram que Almir era bobo..que não preocupasse com isso...)

Estranhamente eu me sentia bobo, naquele dia minha fantasia morreu, lembro que era próxima da data do Natal, e papai Noel havia virado fumaça, lembro que dias depois do Natal eu mesmo disse a meus pais que não acreditava em papai Noel que eu sabia que eram eles...creio que eles ficaram atônitos também, o que eles nunca souberam que foi o Almir que me informou de forma malévola isso...
Bem isso se passou a muitos anos atrás exatamente vinte e nove anos atrás, eu cresci um pouco, e alguns conceitos foram melhorados e por assim dizer a sublimação da ausência de Noel foi transubstanciada em intenção, fato, o estado de Noel é uma presença de espírito, no momento em que corporificamos nossas emoções e pensamentos em algo que seja bom principalmente para os outros, não importa o que seja, um sorriso, um pensamento harmônico , uma prece...esse é o presente, coisas e quinquilharias são fáceis de dar e as vezes úteis, mas dar-se é uma por assim dizer uma benção talvez a coisa mais importante de todas entregar-se de coração ao bem possível, desembrulhar-se e ofertar-se, temos muito medo disso...e neste medo perdemos o espírito de natal.
Apenas para não deixar passar em brancas Nuvens...Feliz Natal viu Almir,és um amigão
...
Paz e Luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

Nenhum comentário: