Pesquisar este blog

sexta-feira, setembro 19, 2008

Liberdade de pensamento...



Liberdade de pensamento...


Muitos pensarão de forma imediatista que o titulo acima é uma redundância, pois de alguma forma todos somos livres no pensar, bem, isto seria relativamente simples de entender, mas nada é assim tão simples, pois a principal premissa para ter-se liberdade de pensamento, reside antes de mais nada de nos literalmente desprendermos das amarras intrínsecas de nosso entendimento.

Não me refiro tão somente em aspecto intelectivo da razão, mas aos desdobramentos de nossa consciência como os são também, emoções e conceitos estratificados de si, que mais nos transformam em um bloco sólido de concreto árido, nestas condições a liberdade de pensar torna-se impossível.


Como todo e qualquer exercício de virtude leva um bom tempo. e uma sábia posição de abordagem tendo sempre com premissa a humildade, que faz de nós simples interpretadores da boa vontade diante de qualquer fato ou situação da vida, pois uma vez entendido tais instruções fica natural atingir os aspectos necessários, para com liberdade trazer a interpretação a o ponto mais elevado da mesma(a grande maioria de nós nivela todo e qualquer conhecimento pelo nível mais miserável dele mesmo...), apenas para não ficarmos derivando muito em tais impalpáveis colocações trago a exemplificação.


Diante de uma tela de Picasso, as pessoas expressam as mais diversas opiniões tanto os catedráticos entendedores de arte como os mais desavisados apreciadores, uns gostam, outros não e outros como sempre, diante de tudo na vida não tem opinião alguma. Bem, onde mora a verdade diante de tal tela? Certamente o catedrático dirá que a verdade esta com ele, pois talvez ele conheça a historia da obra de detalhes de seu autor,tenha estudado muito. Os que possuem pouco entendimento gostaram da tela se estiverem com um bom estado de espírito e alguma boa vontade, e detestaram se tiveram um dia complexo, e a pergunta persiste, com quem esta a verdade?


A liberdade de pensar dirá,em com um e nem com outro, pois o conhecedor se torna cativo pelo seu conhecimento e desconhecedor inábil torna-se cativo por sua ignorância, com quem esta a verdade afinal então?


A verdade esta com quem conseguir conjuminar informação técnica intelectiva com aspectos emocionais sem quem ambos estejam acabados, cativos de sua tentativa de aprisionar o conhecimento a moldes, o que faz algo renovar-se na vida não é a sua expressão natural e bruta em si, mas sim a forma como nós a abordamos, com aspecto sempre vivo da vida que abunda em nós.


Tudo na vida pode tornar-se uma modorra se você não souber ao terminar o seu longo dia matá-lo ao adormecer, e acordar totalmente renovado, mesmo que as adversidades da existência existam e sempre existiram, e a vida e o viver, abordagem é sua! Com o tempo a aprimorando conhecimentos ,a humilde abordagem ganha refino e evolui para o campo de visão das outras pessoas, gradualmente vamos percebendo que existem muitas verdades e lhe falta apenas conexão, a liberdade de entendimento é justamente esta conexão, pois é preciso entender a vida e sua expressão, muito além de nossas quinquilharias emocionais, de nosso ego superdimensionado, de nosso orgulho desmedido, e nossa vaidosa razão, para ter liberdade de pensar e preciso saber abrir mão daquilo que nos agrilhoa, é assim amigos, lancemos luz onde fraquejamos, ainda que sejamos brutalmente arraigados e adoradores de algumas misérias pessoais .


Com liberdade vamos entendendo que o que aprisiona a tudo somos nós, e isso nos impede de circular com mais simplicidade e sobretudo impede de ver o próximo,impede de ver a si mesmo, aprendi isso ao longo do tempo, que todo ente humano tem seu tempo certo, tempo como são as estações do ano,que existiram coisas que nenhuma pessoa entenderá intelectivamente até que tenha sentido na própria pele, talvez quando quisermos realmente entender e lançar asas ao céu, o que tornará possível comungar com tudo e todos em liberdade, pois liberdade é possível.
Quem da as cores a vida é você mesmo.


Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

Nenhum comentário: