Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 21, 2008



O elemento misterioso

Os que um pouco me conhecem, sabem de meu desprezo por quase todos os esportes, que não tenho time algum e torço apenas pela seleção brasileira(quando ganha),respeito quem tem amor ao seu time do coração,mas para mim isso é indiferente, quase tudo passa batido sem que altere o ritmo do meu coração.
Talvez mesmo eu tenha alguma passionalidade(digo isso apenas para constar,porque essencialmente sou frio,quase não emocional se isto se fizer necessário...) assim sendo minha personalidade é tipicamente prática e se for preciso sacrificar alguma coisa que seja inadequada ao processo, não hesito um segundo.Hoje olhando o time feminino de futebol jogar me dei conta que existe de fato um elemento além do querer e da vontade humana, posso dizer que, embora poemas sejam belos, musicas inspirativas, momentos lúdicos em que a alma pode por assim dizer volitar além de toda obtusidade humana e ver-se despida e algo iluminada, sim todas estas coisas e outras tantas, porem,existe algo muito além da mesquinha vontade humana, algo sem nome...
Não basta falando eufemicamente, por a “alma” nas coisas, isso não é suficiente em nosso mundo, não bastam as mais belas palavras jogadas ao vento, não bastam toda a arte e beleza e alguma técnica para se chegar ao desiderato, não bastam...é preciso descobrir e metabolizar o misterioso elemento,(não tentarei explicar o que ele é, isso é um registro apenas de sua existência, somos testemunhas dele todos os dias...)
Posso afirmar que a vontade humana é quase nada, ela precisa esta conjuminada a inteligência e ao um padrão emocional condizente, o que não quer dizer totalmente equilibrado, mas sim equânime feito de fúria ou de paixão, os meio termos normais não vão longe nunca, mas estes são apenas princípios, porem é preciso levar em conta o “elemento misterioso”, alguns chamam tal elemento de merecimento, outros de ato divino,ou sorte, casualidade e outros tantos nomes(quando tudo dá certo...) que o momento sempre cunha, é preciso entende-lo. Ainda conversava com grande amigo meu a respeito disso, onde concluímos que não bastam também ser-se uma pessoa impoluta, virtuosa e com sentimentos sofisticados, isso em nada o protege das agruras, das dores e todas as merdas que ocorrem na vida, o que mais ou menos pode te deixar em uma posição relativamente saudável, é se fores inteligente e souber como aplicar a emoção, no que aplicar a emoção!
Uma coisa eu digo, não banque o santo para parecer angelical aos olhos do mundo, seja autentico e para isso as vezes é precioso sacrificar algo, confesso que gostaria de poder olhar os mundo e as pessoas com olhos repletos de esperança de algo bom talvez nos aguarde no futuro(não sou pessimista, meus pés estão encravados na terra e meus olhos fitos no infinito...), mas pelo andar da carruagem torna-se difícil ter tal inebriante visão não é mesmo? Lembrei-me também de antiga historia pessoal, junte-se pessoas boas, repleta de boas intenções e relativamente esclarecidas para tentarem fazer digamos, coisas boas para os outros, isso é o paraíso não?
Bem, não é bem assim, tive oportunidade de vivenciar tal situação, creio mesmo que quando tudo estão tão limpo e bom surge Judas, ou o elemental humano do mais primário das nossas estreitas emoções, então aparecem inveja, ciúmes, vaidades e orgulhos esses são os iniciais, velhos companheiros e inimigos de tudo que é bom. Esses não são elementos estranhos, alias são bem familiares!
Ai descobre-se que não existe receita “correta” para que tudo de certo em tua vida, não existe fórmula bem acabada e cuja a ressonância soe serena e sobretudo, sempre e absolutamente sempre de certo,não é assim, existem estranhos elementos que desconhecemos e a vida humana e qualquer vida não é uma linha reta, até pode ser uma linha, mas por vezes torta, enredada, torcida, suja, limpa e os cambau.
Não basta por-se a alma e o melhor de ti, é preciso mais, também será preciso o pior de ti, não espero que entendam, mas sei que este contexto não vos parecerá estranho, afinal quem não teve seu momento Judas?Atire a primeira pedra.



Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.



Nenhum comentário: