Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Elementos familiares

Livros sempre tem algo dizer, mesmo que por vezes não sejam muito lá bons, mas de uma feita destas da vida tive uma oportunidade de ler algo que falava a respeito da parentela física e a parentela emocional ou espiritual...e naturalmente, deve-se sempre levar em consideração ante um olhar critico, profundo e de quem sabe observar os amanhãs entendendo a imensa surpresa existente em cada instante da vida.
Cada vez mais percebemos que parentesco de sangue cria a proximidade biológica apenas,mas algum mistério da natureza(leis imutáveis de causa e efeito na maior parte das vezes...) que é sempre econômica fazendo a evolução com energia apenas suficiente, porem isto explica muitas cosias e deixa vago tantas outras.
Aprendi que uma família é feita de elementos que se contrabalançam de forma que o equilíbrio se faça e que por este “peso” naturalmente impulsionemos uns aos outros entre diferenças,feiúras e belezas, falemos a verdade, no seio de uma família a ovelha negra é natural, o problema é que por vezes a “ovelha” nunca olha-se no espelho, diferenças vão haver sempre, pois minha fragilidade é tua também.
Muito se justifica é verdade.
Então talvez sangue contra sangue, pessoas de um mesmo clã familiar lançam-se contra os outros parentes como se fossem arque inimigos e mesmo estranhos, que estaria por detrás desta inimizade? Aprendi muito cedo que quando se falam uns dos outros coisas feias é porque certamente elas escondem coisas mais feias ainda, o véu que cobre o rosto da verdade. Talvez porque o mestre dizia quando lhe perguntavam sobre sua mãe: “Quem são meus parentes?Quem é minha mãe e quem são meus filhos, quem é meu pai ? Mas todo aquele que faz a vontade de meu pai que esta no céu.” Devidamente proporcionado e interpretado ele sabia que os vínculos “canais” só são sublimes se permeados pela beleza dos sentimentos expungidos de todo e qualquer interesse secundário, puro, verdadeiro repleto de entrega.Será que estamos a altura disto?Ou nos meandros de nosso coração o vinculo carnal são apenas caminhos para pensar apenas em mim mesmo? Mas não importa.
Eis a curiosidade,por vezes “estranhos” a primeira vista ma que comungam, partilham sentimentos profundos e verdadeiros estão mais próximos de nós que todos os parentes reunidos pura verdade.Nascemos unidos pela carne porque em primeira instancia fomos irresponsáveis um para com o outro num cenário de atribulações, entre cobranças e cobrados, ou em segunda instancia e esta sim mais rara é verdade, porque cultivamos o amor mutuo, amor puro e desinteressado transpassado de beleza ,respeito e cumplicidade, ao meu ver este é o paraíso na terra, a paz de conviver com aqueles que nos são amistosos, qual o preço de tal benesse ?Mas a vida “real” nos chama neste momento e creio que se faz preciso chamar o Nelson Rodrigues e sua ode ao Cretino fundamental, onde ele afirma que toda família que se presa tem um tio ladrão, uma tia solteirona mal humorada, uma prima lésbica...e outras tantas variações dentro deste mesmo tema,deixemos. Naturalmente isso devidamente interpretado nos conduz ao raciocino simples de que meus problemas são teus também dentro do vinculo possível que nos irmana, rimos juntos ou choramos em separado essa é a única escolha, claro dentro deste momento onde as emoções mais primitivas se silenciam tudo torna-se obvio, neste instante onde brevemente os interesses secundários se calam, tudo é fácil, ai esta nossa fragilidade exposta seja ela familiar ou não, apenas humana.
Pararei por aqui para não entediá-los, porque embora o assunto aparentemente seja complexo ele é apenas humano e como todo humano salvo raras exceções somos absolutamente simples, movidos por interesses simples, por desejos simples e simples pensamentos, não é?

Paz e luz em teu caminho.
Com meu carinho.
Fabiano.



Nelson Rodrigues sempre é uma aula, como o mencionei no texto então decidi compartilhar com vocês a ultima entrevista gravada dele junto a Otto Lara um manancial de cultura deleitem-se .
Fraternalmente.

Nelson Rodrigues:
1 parte
http://www.youtube.com/watch?v=bg6CTwVwsss

2 parte
http://www.youtube.com/watch?v=CD64bMg2Iu0

3 parte
http://www.youtube.com/watch?v=R0Z5QRv6i2Y

2 comentários:

Anônimo disse...

Razoavelmente correta a colocação sobre as relações em família, feliz daquele que consegue ter harmonia entre os integrantes carnais. Quase dormi no meio da postagem, mas tudo bem, consegui chegar no fim. O que não se faz para rir um pouco com Nelson Rodrigues?

Muita Luz no teu caminho...

Fabiano disse...

A postagem causa sono?
Ótimo,não poderia ser diferente pois tais assuntos tão intrinsecos levam a fuga natural ou ao tédio por desinterece,eu imaginava que tal situação pudesse ocorrer,sem presunção alguma,como já mencionei os seres humanos em sua grande maioria são profundamente previsíveis,então amiga, sem novidades nisso.
Tédio é o natural.

Agradeço fraternalmente.