Pesquisar este blog

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Caminhos espinhosos dos sonhos, que nos conduzem ao “real”.

Sempre tive comigo que muito concretamente podemos ser, fazer e construir o que quisermos, mas existe um grande porem nisso, a grande maioria de nós tem a certeza absoluta que isto não é possível, bem quando se é assim com toda certeza nada é possível, digo isto porque sou literalmente do contra, minha dicotomia é contraponto, evidentemente que tenho um tropismo para aquilo que me faça crescer, e cá entre nós, crescer concordando não combina muito, é necessário arranhar as grossas paredes nossa ignorância, esmurrando-a até que nossas mãos sangrem...
De minha parte, certo é errado, concorda? Nunca, jamais. Esquerda?Não, é claro que não direta. Seguro?Não, totalmente instável e no escuro para dar emoção. Tu achas bonito?Claro que não, horrível. Nossa como o céu esta lindo hoje de sol sem nuvens. Não gosto, prefiro os dias cinzas e fechados. Naturalmente que nem sempre é assim, mas concordar me cansa, muito embora não seja Nelson Rodrigues (toda a unanimidade é burra...) mais ou menos concordo com ele.
Eu detesto auto-ajuda, prefiro com toda certeza a autodestruição, é mais religioso e permite o crescimento real daqueles que sabem se refazer quando a vida não aponta soluções fáceis e os caminhos se tornam estéreis.
O que impede você de um dia destes, numa manha qualquer de um dia D, você ter o ímpeto profundo de tornar-se astrofísico? Astro biologista?Físico quântico?O que impede você? A única coisa que impede você amigo, é você mesmo, é sua falta de vontade real, sua falsidade em dizer que deseja algo mas que na verdade ante a primeira dificuldade você não mais deseja, é certo que nunca desejou, para tudo nesta vida amigo é preciso princípios, tua vontade deve advir das profundez do teu ser, e não ser mexida pelas circunstancias mais ou menos intensas que nos permeiam todos os dias.
O único cativeiro real que existe amigo é a tua ignorância, uma ignorância que sabe disfarçar-se, que tem nomes diversos, e o principal deles o condicionamento que limita o teu pensamento a reagir somente a estímulos convencionais e restritos, e nunca absolutamente nunca fazer o exercício de pensar, de fazer as perguntas certas, de um modo geral fazemos sempre as mesmas perguntas na esperança de obter as mesmas respostas, atualmente o prazer da descoberta é um jogo ensaiado para nós não descobrirmos nada, apenas mantermos o que é.
Apenas para nos elucubrar e ter uma breve idéia do que quero dizer....perguntas como:
Quais são as suas pressuposições sobre a realidade ?
Alguma vez você pensou sobre de que são feitos os pensamentos?
Como uma mudança de paradigmas altera a percepção da realidade ?
Qual o objetivo da sua vida?
Você pode dar um exemplo de como seus pensamentos se tornam realidade?
Possivelmente você não tenha a resposta para maioria destas simples questões, e não é importante ter a resposta neste momento, mas é preciso que se pense, apenas isso, porque isso nos inspira a quebra de padrões, e quebrando padrões abrimos possibilidades para ser e mudar tudo aquilo que quisermos, seremos o que quisermos, rompendo com o padrão que diz que seremos exatamente o que somos e obviamente nos mantém cativos.
É possível ser-se o que se quiser, saber, entender, buscar e transformar o que você quiser. Apenas para fazer um breve link, talvez seja o Jesus afirmou ao dizer que a fé transporta montanhas, mas tenho certeza absoluta que ele falou de uma fé que não vacila, uma fé capaz de romper as partículas subatômicas...Talvez você tenha se achado pequeno demais para isso?Então não o seja...ouço passos de um gigante e vejo que ele se aproxima...escute bem.

Com meu profundo carinho.
Fabiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta.
Acredito que essa proximidade se dará ou não, dependendo da disponibilidade emocional e real de cada pessoa, das suas feridas, de suas proteções armadas e fechadas nem sempre fortes o bastante para repelir o avanço de sentimentos, ações de pessoas com quem se têem contato, e que de repente, nos pegam de surpresa, conseguindo achar uma brecha na muralha, o suficiente para passar. Podem ser do tipo serpente que entra para matar, ou do tipo lagartixa, que entra para ajudar e sanear, trazendo a calma e tranquilidade ao ambiente...Quando pensamos que está tudo perdido, que estamos quase cometendo uma loucura, aparece um ser para nos mostrar que nossa situação não está tão feia assim, e sempre tem uma saída, nem que seja pelos nossos alicerces...