Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Fechadura da consciência

“...então fiquei ao longe vendo-a brincar de tentar aprender a abrir as porta do armário,eu ria em off enquanto minha filha de cinco anos fazia as inúmeras tentativas de abrir as portas do armário da cozinha, se ainda lembro, existia um sorriso em seus lábios e uma alegria em seus olhos brilhantes, uma alegria de descobrir/aprender a cerca do novo, naquele breve momento a vi livre de medos, de condicionamentos, de padrões e idéias pré-estabelecidas é,ela nem sabia o que era isso, impressionante como esquecemos tudo isto,a alegria da descoberta, nos fechamos como um caixa pronta é não mais nos abrimos, como se tudo estivesse pronto e instantâneo, seria assim?
Então a porta do armário abriu-se e um sorriso iluminou seus lábios, gargalhando fechou a porta e abriu novamente, então agora vinha á próxima descoberta, que haveria no armário? Isso seria uma nova aventura, bela misteriosa e cheia de alegria, linda e tão inesperada como cada instante da vida assim o é, porem ao longo do tempo vamos perdendo o encantamento em uma espécie de morte pré-matura, e tudo vai se tornando “comum”, com respostas prontas, sem mistério, sem beleza,sem graça, sem descoberta e sem o novo.
Você acha mesmo importante ter prontas todas as respostas? O comportamento ínfimo do funcionamento de tudo e todas as coisas? Você se permite fazer o vôo do mistério sem ter a resposta mas pela a maravilhosa experiência de poder descobrir?Ou os outros e todos os acontecimentos da tua vida são também “caixas” prontas o qual você tem medo?
Se formos pensar assim então eu não estou errado em meus textos anteriores, de fato as pessoas são obras previsíveis do condicionamento padronizado, com emoções prontas, pensamentos prontos e todos ditados pelo padrão vigente, será que você se dá conta que é muito mais que o padrão?O padrão foi criado para ajudá-lo a gatinhar e nada mais, porem agora é hora de abrir as tuas asas e lançar-se em pleno na gama infinita de pensamentos e emoções inteiramente novos, sem medo de conhecer-se , ver-se, entender-se.
Cabe aqui alicerçar, o padrão é flutuante nós porem o congelamos em nossa mente/coração para que ele corresponda a nossos objetivos estratificados então em vez de abrimos nos fechamos e claro o conflito vai existir porque o modelo externo sofre atualização e a nossa estruturação interna esta sedimentada.
Nada contra a quais quer objetivos traçados na vida pessoal de cada um, mas é preciso saber como fazê-lo, é preciso atualizá-lo também internamente numa correspondência entre minha vontade e as imensas probabilidades que todos estamos mergulhados, porque ao longo do tempo se nos congelamos em qualquer idéia,emoção ou pensamento veremos que ela nunca se converte em exatamente no plano estabelecido de nosso ideal, em outras palavras tudo deve ser atualizado constantemente para que nada se congele em nossa alma, mas antes sim sejamos o fogo vivo da vontade, da descoberta, do mistério.
Você já pensou porque faz quase todos os movimentos de sua vida maquinalmente?Porque viver deixou de ser um mistério? Porque deixamos de fazer descobertas e ficamos presos a nossos traumas, acontecimentos menores que transtornaram nossa consciência, a derrotas de toda sorte,a perdas diversas,perdas emocionais, profissionais, financeiras, como toda um sincronia estivesse “conspirando” para você literalmente se “ferrar”, porque consideramos o dia de ontem igual ao de hoje e outras tantas infinda questão viscerais a nossa vida que vão ficando para trás criando uma imensa barreira entre a verdadeira existência e o que interpretamos segundo nossas dores pessoais, e aí que o coelho deve sair da cartola amigo(a), este é o instante mágico de beleza ínfima e sutil que você deve abrir seus olhos novamente...”e ela brincava de descobrir como abrir as portas do armário,nada era mais importante que aquilo e com o sorriso nos lábios abriu a porta e fechou novamente...”
Você será o que se limitar a ser, se você não se limitar poderá viver e ser absolutamente o que quiser, basta romper as cadeias que o você mesmo crio para o prender, um pássaro que amputou as próprias asas simplesmente por não pô-las em movimento, correntes feitas de elos mentais, grilhões feitos de emoções de entrelaçadas do passado ou tramas de medo do futuro e até quando?
Infelizmente somos convidados a pensar/superar tudo isso quando grandes dores vem ao nosso encontro, fazendo nossa alma querer muito, ansiar como nunca pela liberdade possível, porque sempre este drama humano vem a se repetir?
O maior de todos os males do mundo é a ignorância.
Com o tempo e algumas experiências vamos percebendo a fragilidade de cada um de nós, que deixamos as “coisas” oxidarem porque somos ignorantes, deixamos o amor morrer porque deixamos de considerar a sua imensa grandeza e muitas vezes não nos achamos qualificados para ele e nos entregamos a nossa fragilidade inata e pessoal, aquelas já citadas, nossos medos do futuro e recordações do passado enquanto a vida esta aqui. Eu respeito a tua dor seja ela qual for, minha alma como a tua sofre,mas não cometas o pecado original que é limitar-se, acorda a criança de cinco anos em ti e permita descobrir como abrir as portas e como fechá-las entre risos, você é o que determinar que quer ser!
A gaiola foi aberta agora, deixa tua alma quieta e serena abrir as asas e com olhos fitos nos no universo alça teu vôo agora, vai ás portas estão abertas, vai...

Com meu imenso carinho.
Paz e luz em teu caminho

Fabiano.

Nenhum comentário: