Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 01, 2007

O possível de ti

A curiosidade do comportamento humano é algo que surpreende por vezes até os mais preparados para entender isto e de toda sorte de manifestações e possibilidades ignotas, não raro até a própria criatura abisma-se ante o despautério que a si mesmo se impõe ou que infligi a outrem, a pergunta é, será que é de surpreender-se ?
Pela tragédia natural é lógico que não, de minha parte nada ou ninguém tem este poder de surpreender, roubei de todos esta capacidade pelo simples entronizar o entendimento que como seres humanos, todos e absolutamente todos somos capazes de qualquer coisa, tudo mesmo colocando-se as condições necessárias para isto, é possível fazer do honesto um crápula, do homem mais bondoso, o mais cruel e sanguinário, e naturalmente o contrario também é verdadeiro, é possível de um asqueroso estuprador converter-se em um anjo de doçura e amabilidade
Creio sinceramente que o erro não é o ato em si que faz a dita culpa, é claro que todo ato tem suas repercussões, mas o choque e o fato de transformarmos as pessoas que meramente humanas em deuses e semi-deuses a prova de falha é que é o erro.
Todos são capazes de tudo. É preciso ter em mente que sendo uma criatura humana ela está sujeita as mesmas coisas que você, a todas as pressões emocionais, ignorância relativa, a medos e ansiedades e sobretudo na crença da funcionabilidade do sistema! Cada vez que olha um ser humano assumindo responsabilidades de toda sorte, sei que ele é apenas um e nada mais, neste aspecto não respeito autoridade de ninguém, é um campo genérico onde os entes humanos são absolutamente idênticos, seja o cargo que for a pessoa que for, tão idênticos como as necessidades humanas de alimentação e excreção...bem, e as raízes das decepções? Você acha mesmo que jamais trairia?Eu jamais diria isto.Se achares isto é uma das provas literais que você nada sabe a respeito de si mesmo e outras pessoas, não gosto de rótulos e não julgo o ato de ninguém,mas será que a tua consciência está totalmente ilibada e desceu dos alvejantes planos da pureza e inocência para viver entre humanos maus? Nem as crianças são tão inoscentes.
E então todos são maus?
Todos são bons?
Não, todos são um campo de possibilidades, o que concretiza-se é a possibilidade que achamos mais adequada e justa segundo as variações das circunstancia, maldade e bondade são questão de pensamento e adequação, contextualização, coisa que não estamos muito familiarizados , preferimos nossas ilusões saudáveis e doces, de felicidade eterna, amor eterno, paz eterna e eternos vícios.
Não há nada surpreendente, a surpresa é a ignorância descobrindo sua limitação, tentando bater asas para fugir de sua própria extinção, talvez você pense e não é muito difícil de imaginar isto, então onde está o encantamento desta pessoa?O que a faz feliz? Posso tentar explicar, a beleza deste momento, a singularidade de entender por detrás das aparências supérfluas, ver por detrás do borrão humano a sua forma mais bela, sua beleza mais sutis, sua grandeza mais enlevante, sua real pureza cuja a ignorância é o pano de fundo, minha felicidade é ver queimar-se o sórdido de ti em agonias feitas de conhecimento, talvez haja lágrimas, talvez dor mesmo, a isto que dobra os sentidos mais frágeis das aparências que faz da tua essência algo completamente novo.
Sim há maldade em mim, mas há em mim também o bem, meu carinho machuca, e minha hostilidade dulcifica.
Tu és capaz de tudo e todas as coisas, boa ou más.

Aos que ignoram a si mesmos, aos iludidos diante de Deus, e aos que aprenderam a rasgar a própria epiderme e ver-se.
Fraternalmente
Fabiano.

Nenhum comentário: