Pesquisar este blog

terça-feira, julho 10, 2007

Ditadura Informal

“... é verdade nunca esteve tão em moda!”...”afinal tudo é pela estética...” “...neste momento milhares de pessoas fazem exatamente isto...” e por aí vai, gostamos de pensar em liberdade e de fazer exatamente aquilo que queremos, mas isso não passa de auto-farsa, auto-engano, auto-mentira, porque em verdade queremos fazer,ter e ser exatamente como todos são.Ideal de vida! Todos querem ser belos, ricos, famosos, inteligentes e claro ser muito bem sucedido em seu relacionamento ou relacionamentos, você acha sinceramente que é possível obter-se tudo ao mesmo tempo?
Claro que não.
Mas existem os chamados ideais, que a sociedade e a mídia ditam virtualmente, e que criam verdadeiros monstros na vida real, donas de casa querem ser como as modelos esqueléticas e ossudas, os homens querem poder e ser donos, e esta é a razão sonhando, todos querem ser exatamente aquilo que não são essencialmente.Vejam, apenas para citar tosco exemplo, a moda, nós vemos pessoas que simplesmente não se enquadram pelos atributos físicos a determinados tipos de roupagens, no entanto eu andando pela rua, vejo todos e todas vestindo-se exatamente o mesmo modelo de calça,sapato e cor, me digam que isto é liberdade? Mas o que a por detrás disso? Simples o fulano ou fulana deseja, sonha ser exatamente como as imagens projetadas, coisas que jamais serão nem em sonhos, porque saibam os musos e musas, também tem gases,mas o desejo é forte, sem que isto respeite ideais mais profundos, ninguém quer ser reprovado, e isto é apenas uma questão de roupagem.
E o resto?
Autômatos e automatizados eletronicamente, mas filosoficamente livres, politicamente democráticos, desimpedidos e senhores de sí, assim cremos, e eis que a faceta real revela-se, é preciso crer nos modelos atuais, criar esta impressão de liberdade pura, para que a realidade do que existe não seja alterada, num mundo onde quase tudo é vulgarizado e torna-se propaganda , vídeo-clip, dizia alguém que se quisermos saber se a arvore é boa que provássemos o seu fruto, bem o fruto do mundo provamos todos os dias, e ele é bom?Quando você olha as guerras, a fome, as doenças as catástrofes não em a impressão de estar sendo torturado?E você ainda acha que não existe uma ditadura?!Tudo se moderniza, tudo torna-se tecnológico e imediato para alguns e excessivamente demorado para outros, mas existe uma faceta oculta na dobras da vida, a ditadura hoje não precisa de um ditador, não precisa de sistemas políticos totalitários, não precisa de oficiais, porque ela tens algemas invisíveis, impalpáveis aos sentidos grosseiros de nossa percepção, e ela tem cada um de nós como legisladores da profanidade do sagrado.
Estamos em um quarto escuro, sem percebermos, algemados em correntes largas e não detectamos, sendo torturados e a dor tem anestésicos e por fim sendo imolados, com um breve sorriso de adeus.
Mas talvez nada disso seja verdade, talvez eu seja um fanfarrão exercitando minha pueril imaginação, talvez mesmo esteja brincando com você, é talvez, talvez é tudo.
Então amigo, amiga, agora levante-se e rebele-se contra autoridade, faça exatamente aquilo que quer fazer, faça essa aposta com você mesmo e veremos quem esta falando a verdade.

Para aqueles que sentem uma coceira na alma.

Fabiano.

Nenhum comentário: