Pesquisar este blog

segunda-feira, maio 07, 2007

Equanimidade

Pudesses beber com o mesmo entusiasmo a cada dia que passa a taça de mel e em outro momento a taça do mais puro veneno, pudéssemos não nos abalar diante do simbolismo que a vida por vezes nos presenteia, por vezes alterando trajetórias mas nunca rumos, como um sedento rio que busca o oceano maior.
Não, não possuímos a mesma linha que permite flexionar nossos julgamentos e até mesmo abrandar a primitivismo alheio, tal qual o nosso que por vezes manifesta-se, não, de certa forma somos cruéis, usamos a medida de nós mesmos, baseados em que há de impuro em nós, nossos medos, ansiedades, vaidade e orgulho incauto, julgamos com habilidade de um carrasco empunhando um machado e de touca negra para ocultar sua desdita, aptos e prontos para decapitar, o alheio.
Para nós a taça pela metade esta sempre meio vazia, ao em vez de meio cheia, não conseguimos olhar com a mesma nobreza a “miséria” humana, mas olhamos com satisfação o que as aparências mais vigorosas assim nos apontam, ao chamado que quase é um grito de apelo aos sentidos menos refinados.
Ainda não conseguimos sorrir com serenidade no coração pois a isso o melhor de nós tem estar lúcido, acordado e presente, é possível mante-lo assim ?
Pudéssemos ser, mais simples e confiantes na vida, e não aguardar o golpe que fulmina as emoções e esfiapa almas, sim desapego é preciso, nada destas coisas se passa ao longe de nós, tudo está próximo,aqui, tão perto que bate em nosso coração, pudéssemos olhar para o mundo e sobretudo para nós mesmo sem maldade, sem culpa ou mesmo admiração, apenas simplesmente nos ver-mo-nos como realmente somos.
Ser equânime é estar no fiel da balança, nem pender para lá ou mesmo para cá, pois na consciência sabemos que a verdade profunda não pode ser limitada por espaço, a não ser que este espaço seja tão micro, que sentimentos sejam tão infimimos, que pensamentos sejam tão minúsculos ou que homem seja um anão diante do universo, da natureza e da sua própria inferioridade. Aí sim. Mas isto não é verdade, e portanto não cabe aqui, embora muitos sejam anãos a estatura do homem é divina, filhos das estrelas em busca do infinito.
Possas cantar tua doce canção e brandamente sorrir.

Paz e harmonia para nossa semana.
Meu carinho a todos.

Fabiano.

Nenhum comentário: