Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Benefícios da Ignorância

O mundo sempre foi um ótimo local para comprovarmos a eficiência do nada saber! Parodiando Freud, conhecimento é poder é certo, porem a ignorância é um poder soberano e unânime. O mundo é mais feliz e satisfeito assim, conhecimento implica em sair da linha de conforto agradável e arriscar-se, mutilar-se e alguma dor, em sã consciência não somos sadistas/masoquistas, somos “sensacionistas”.
Mas acreditar nas ilusões da vida dá prazer, prazer imediato e quase indolor, todo prazer rápido é o que nos satisfaz, pois reflete as ambições da parte frustrada por não ser um todo.
Frustração é o desespero da burrice.
No entanto não saber é sempre mais preferível, não saber de nada, absolutamente nada sabemos a respeito do amor, que nossas estreitas relações ditas amorosas são em sua maior parte meras trocas de interesses em função de nós mesmos; é bom acreditarmos que quando tivermos nossas ambições amplamente satisfeitas, nossa vida, a nossa felicidade estará completa e não precisaremos de mais nada? É bom imaginarmos que alguém fora você mesmo pode lhe dar paz ,alegria,felicidade, emprestar momentaneamente estes nobres sentimentos, mas que isto é descartável; é bom ter uma noção do mundo pelos meios de comunicação com todas as distorções, complexidades e banalidades que isto pode nos dar, a confortável construção de uma notícia feita para não informar, acreditar nisso nos da paz, nos isenta de culpa? Imaginar que em circunstancia alguma a pessoa próxima a você, por todo sentimento, carinho e respeito, que jamais ela irá lhe “trair”,isso nos dá uma segurança, falsa é verdade mas gostamos de acreditar nisso.
Imaginamos que nosso senso de estética pode salvar o mundo, como sorriso sarcástico ou enigmático de uma Mona Lisa, a sombra da ilusão prazerosa de uma auto-ajuda patética.
Mas amigo(a), não modifique-se, não tenho pretensão alguma isto é apenas uma tola reflexão, buscamos a felicidade isso é certo, ainda que esteja na compensação daquilo que desconhecemos de nós mesmos, como uma contra-parte de inquietação espasmódica(sorriso), siga vivendo sua vida exatamente assim, não há nada errado e nem é censurável, é o que cada um de nós tem a entender e oferecer, o certo é que não entender nada é um beneficio, acreditar no que se quer acreditar é o ápice da nossa paz possível.

Paz ao coração.

Fabiano.

Nenhum comentário: