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terça-feira, fevereiro 06, 2007

Além da compreensão

“...a compreensão só existe no presente e sua fulminante e avassaladora ação é motivo de temor consciente ou inconsciente .A compreensão pode alterar o curso de nossa vida, nossa maneira de pensar e agir.Agradável ou não, ela põe em risco todas as nossa relações, mas, em sua falta persiste o sofrimento.Este só pode cessar através do autoconhecimento, da clara percepção de todo pensamento e sentimento, de cada manifestação do consciente e do inconsciente .A meditação está na revelação da consciência e daquele inexprimível que transcende o pensamento e o sentimento.
O especialista é incapaz de conceber o todo;vive para a sua especialidade, ocupação mesquinha do cérebro condicionado para ser relioso ou técnico.O talento e a aptidão do homem tendem a fortalecer o egocentrismo e sua ação é sempre fragmentada e conflitante.A capacidade humana só tem significado quando a mente atinge a compreensão global da vida.Caso contrario, a eficiência , um dos subprodutos da aptidão individual, torna seu portador implacável e indiferente á totalidade da vida.O orgulho e arrogância e a inveja, decorrentes da eficiência em determinada função, nos levam a competição, á desordem,á discórdia e a infelicidade.A plena compreensão da vida traz um novo significado a atividade humana.Reduzir a vida ao nível estreito e fragmentado da luta pelo pão, pelos prazeres do sexo, da riqueza, da ambição,é fomentar o desespero e o interminável sofrimento.O cérebro opera na área especializada do fragmento, nas atividades egocêntricas, dentro do estreito limite do tempo.
A capacidade de ver o todo deriva do ato de negar.Este não é o oposto de pensar positivo visto que todo oposto contem o seu contrario.Portanto, o ato de negar não admite oposto.Ao negar o cérebro torna-se apto a perceber o todo e cessa de interferir, com suas condenações e resistências no curso da vida.Deve ser espontânea a imobilidade do cérebro, pois qualquer espécie de esforço concorre para destruí-lo através da limitação e do conformismo.Do estado de negação surge a passiva imobilidade do cérebro, capaz de perceber o todo;nesse estado, de pura percepção, não existe o observador ou aquele que experimenta; só existe o ver.Então, a mente esta desperta, livre da contradição e do conflito, gerados pela divisão entre o pensador e o pensamento.Existe apenas luz e claridade.

Diário de Krishnamurti

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