Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 06, 2006

O Pecado de ser inteligente...

Onde existe autenticidade em demasia, certamente existe uma falha!
Triste como soe se pode entender, o ser humano não foi feito para lidar com a inteligência, somos contra-senso puro até a alma.
Grosso exemplo, dizemos que queremos saúde, mas nossa atitude não foi, não é, e nunca será saudável, mas somos assim, não movidos pelo ideal, pela inteligência ou simples bom senso, somos movidos pelo que faz vibrar os intestinos...Freud explica isto muito bem, instinto de morte diria ele no seus melhores momentos e sofrendo na carne o próprio instinto que denominou.
Sim, pecados não carne, mas das sutilezas mentais e emocionais, coloquemos pessoas inteligente, mas não guiadas pelas suas inteligências, e teremos um coquetel do inferno, pois sem a capacidade de ver nas entrelinhas o que sobra? Pois a mentalidade oferece sofisticação às emoções, mas as emoções salvo casos raríssimos, são meramente umbilicais, o umbigo é piscina que a grande maioria de nós gosta de nadar.
E onde mora o pecado?
O pecado mais mortal que cometemos é desconhecermos o mistério que habita em nós e vivermos a sombra dos desalmados, neste ínterim podemos afirmar, que se fizermos tudo perfeitamente junto a outras pessoas, ainda sim não existe a possibilidade de usufruir dos meritórios prêmios da paz, da harmonia ou amor.
Existem emoções elevadas é claro, onde a sombra certamente existe luz, mas essas emoções não são para este mundo, são para dimensões mais sutis que se afinizam as respectivas vibrações. Fatalidade da inteligência humana.
A pergunta que vem a mente é, então como sair disso? Como romper? Romper significa tornar-se único, neste nível ninguém quer ser único, pois isto seria a solidão.
Autenticidade em fim.
Saber ser autentico é o ápice da inteligência, pois existe aí uma conjugação emotivo-mental, esta sim capaz de nos dar o direcionamento certo e entendimento para dimensionar a vida, é a prece dos sabem. Será que você sabe, ou entendeu?
Muito bem amigos(as), não se importem com meu cinismo, é apenas uma autenticidade.

Fraternal abraço a todos.
Fabiano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe não acho que sejas cínico, acho que sabes usar muito bem a lógica de argumentação, é muito utilizada em matérias, artigos e crônicas. O objetivo é manipular a opinião dos leitores...como tu achas que eu sei disso?...rs


Carla

Anônimo disse...

Titular do Blog Responde a Carla.

O objetivo não é manipular a opinião dos leitores, apenas deixar bem exposto o que penso sobre tal assunto naquele momento pelo menos.De mais a mais como dira Paulo Francis,"...somente pessoas ignorantes não se contradizem." rs. grande abraço.

Anônimo disse...

...rs... verdade.. e como diz Albert Einstein "Apenas duas coisas no universo são infinitas: o próprio universo e a ignorância dos homens."

Tem outra: "Os bem-educados contradizem outras pessoas. Os sábios contradizem a si mesmos."
Oscar Wilde

Agora a melhor : "Se você não pode convencê-los, confunda-os."
Harry Trumam

Claro que o objetivo não é manipular é um exercício literário...rs eu entendo..

Abraço