Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 07, 2006

Soltar as amarras da Personalidade...

Respeite mais intensamente o seu coração
Pois através do seu coração surge a única Luz que pode iluminar a vida
e torna-la clara a seus olhos.
Sutra

A coisa fundamental a ser entendida é que você não pode conhecer sua própria natureza, seu próprio coração ser, por causa de sua personalidade, por causa de uma entidade falsa que você criou ao seu redor.Vivemos encerrados dentro de personalidades.As personalidades são falsas.Ela são, simplesmente, máscaras, fachadas a serem mostradas aos outros. Mas esse hábito torna-se tão arraigado que você se esquece completamente de sua face original. Mostrando suas falsas faces aos outros, aos poucos você se identifica com elas e começa a pensar que elas são as suas faces. Então, sua face original, sua face real, permanece oculta.
O que quer que faça , como quer que você aja, seja o que for que você diga, lembre-se sempre de ver se isso vem de seu coração ou da sua personalidade. Distinga claramente. Isso lhe será de grande auxílio na busca interior.
Quando diz a alguém: ”Eu te amo” - de onde estão vindo estas palavras:?De onde?Qual é a sua origem?Estão vindo do seu coração?Seu coração está realmente repleto de amo?Ou estão vindo meramente da personalidade, de sua face falsa?Você as está dizendo apenas de um modo polido, como uma formalidade, uma etiqueta, ou as está dizendo para expressar algo a mais?
Você pode desejar o corpo de alguém, pode desejar sexualmente alguém, mas você diz”Eu te amo”.Essa afirmação passa apenas de uma simulação.Seria melhor dizer, “Desejo você apenas sexualmente, mas não desejo amor, seu corpo me atrai, me seduz, mas não existe amor.Quero apenas seu corpo.”
Mas se alguém assim se expressar, você não quererá essa pessoa. Você se esquivará! Dirá” Que absurdo você esta dizendo?” A face falsa precisa estar presente.Só então o corpo pode ser dado ou tomado.
Assim, você continua a cultivar a sua personalidade. Quando se sente magoado, triste interiormente, mesmo assim, você continua a sorrir.
Considere se o seu sorriso é apenas um sorriso pintado em seus lábios, um exercício dos lábios ou se ele nasce lá dentro e se espalha pelo lábios.
A palavra “personalidade” é muito significativa. Ela se origina da palavra grega persona. Persona significa “mascará”.
Não estou dizendo para você sair por ai mostrando sua verdadeira face por toda parte. Não é necessário .Em alguns lugares, a persona é necessária ,mas deve ficar claro que não se trata de você. Interiormente você precisa saber quando está representando e quando é verdadeiro. Você não deve se deixar enganar por sua representação. Sei que as personalidades são necessárias para viver em sociedade, se não seria insuportável ao humano, as personalidades são lubrificantes que possibilitam a vida em grande sociedade.
Educação, não há nada errado nisso.Não seria adequado dizer ao homem:”Sinto-me totalmente infeliz.Você estragou minha manhã.Sua presença é uma ameaça.Receio que, pelo fato de te-lo visto, meu dia esta arruinado.”Isso não seria adequado.Desnecessário.Iria perturbar desnecessariamente o outro homem.Não há necessidade disso, uma forma sutil de caridade.

Rajneesh - A nova Alquimia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Para perceberdes o amor, deveis decerto perguntar a vós mesmos se há uma maneira de viver que seja a ação de todo o vosso ser. Por ora não sabeis o que é "todo o vosso ser", pois estais fracionados, divididos, e vossa ação é fragmetária; mas, ao perceberdes claramente o conflito, descobrireis por vós mesmos que, além, se encontra o amor, se encontra um estado de espírito integral, não-fragmentário, um estado de espírito não formado pelo desejo, não resultante de disciplina, conformismo, pressão. Esse descobrimento é a fonte real da ação independente de vossos fragmentários desejos e propósitos, e eis por que muito importa compreender-vos, conhecerdes vossa própria e contraditória natureza, em vez de procurardes obrirgar "o que sois" a ajustar-se ao padrão de um certo ideal ou ideologia. E eu vos garanto haver grande alegria no conhecer a si mesmo, no perceber tudo o que sois, tanto o feio como o belo, tanto a insensibilidade como a extrema sensibilidade da mente. Desse percebimento pleno surge uma mente que conhece a ação total, e só essa mente pode criar um novo estado de relação, um mundo novo. (Krishnamurti)

Uma pergunta: Quanto tu respeitas e ouve o que teu coração te diz?

Anônimo disse...

Escutar o coração cegamente é tão desequilibrio como não escuta-lo, portanto por mim escuto o que o coração diz...porém, a mente deve aprovar o que ele diz, se houver uma duvida,dissenssão, não escuto a nenhum, me calo e deixo os fatos ficarem contundentes,afinal sob tortura sempre alguém confessa, seja coração ou seja mente.

Luís Fabiano
autor do blogg.

Anônimo disse...

Quem disse que devemos escutar o coração cegamente? Nada é absoluto. Conhece esta frase? O importante é viver e sentir com o coração...