Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 26, 2006

Sutras

* Entregue-se ao que é.

* Destrua totalmente a ambição.

A menos que a ambição seja destruída, você permanecerá na miséria. A ambição é fonte de todas as misérias. O que é ambição?”A” quer ser “B”, o pobre quer ser rico, o feio quer ser lindo. Todo mundo ambiciona ser algo mais, algo diferente daquilo que é. Ninguém está contente consigo mesmo.Isso é ambição.
Você nunca está contente com aquilo que você é, seja o que for.
Isso é ambição. Então você permanecerá irremediavelmente miserável, porque você não pode ser outra coisa. Você só pode ser você mesmo; nada mais é possível. Tudo o mais é fútil, prejudicial, perigoso. Você pode desperdiçar sua vida inteira, toda a sua existência.
Aquilo que você é, seja o que for, é você. Aceite-o;não deseje ser diferente.A não ambição significa isso. A ausência de ambição é fundamental a toda transformação espiritual, pois quando você se aceita, muitas coisas começam a acontecer. Mas a primeira coisa ...se você se aceitar totalmente, a primeira coisa que lhe acontecerá será uma vida não-tensa.Não haverá tensão.Você não deseja ser algo mais; não há nenhum lugar para ir. Então você pode estar aqui e agora. Não há comparação. Você próprio é único. Não pensa mais em termo de outros.
Então não há mais futuro. A ambição precisa de futuro, precisa de espaço para crescer. Ela não pode crescer aqui e agora; não há espaço.
Este momento é tão pequeno tão atômico. A ambição precisa do futuro;quanto maior a ambição, maior o futuro de que se necessita.
A não-ambição significa aceitar-se tal como você é. Mas isso não quer dizer que não haja possibilidade de crescimento. Ao contrário.Quando você se aceita tal como é, a transformação se inicia. Você comer a crescer, mas em outra dimensão Então a dimensão não está no futuro, mas no eterno.
Conta-se que Buda repetia freqüentemente que, se você puder permanecer no agora, não há necessidade de meditação. Isso é suficiente.
Não é necessário mais nada. Mas como você poderá permanecer no agora se for ambicioso?
Mente ambiciosa não pode estar no agora. Pode estar em qualquer outra parte, mas pode estar no agora. A mente ambiciosa sempre se move para longe do presente. Ela pensa no que está por vir; pensa no amanhã. Pensa numa vida após a morte; não se interessa pela vida que está aqui . Interessa-se por algo que poderia ser. Não se interessa pelo que é,esta mais interessada no que deveria ser,pelo que poderia ser.
Esse interesse é não-religioso.
Então: Destrua totalmente a ambição para que você possa penetrar no eterno.

A Alquimia Interior - Rajneesh


Nenhum comentário: