Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 19, 2006

Admirável Velho mundo...

Todos os moralistas estão de acordo em que o remorso crônico é um sentimento dos mais indesejáveis.Se uma pessoa procedeu mal,arrependa-se faça as reparações que puder e trate de comportar-se melhor na próxima vez.
Não deve,de modo algum, por-se a remoer suas más ações.Espojar-se na lama não é a melhor maneira de ficar limpo.
A arte possui também sua moralidade, e muitas das regras desta são iguais, ou pelo menos menos análogas,ás da ética comum.O remorso,por exemplo ,é tão indesejável com relação á nossa arte de má qualidade quanto com relação ao nosso mau comportamento. A má qualidade deve ser identificada, reconhecida e, se possível, evitada no futuro.
Esmiuçar as deficiências literárias de vinte anos atrás, tentar remendar uma obra defeituosa para leva-la a perfeição que não teve em sua primeira forma, passar a nossa meia-idade procurando remediar os pecados artísticos cometidos e legados por aquela outra pessoas que éramos nós na nossa juventude – tudo isso, certamente, é vão e infrutífero .Eis por que este novo Admirável Mundo Novo, sai igual ao antigo.Seus defeitos como obra de arte são consideráveis ;mas para corrigi-los, eu teria de reescrever o livro - e, ao reescreve-lo como uma outra pessoa, mais velha, provavelmente eliminaria não apenas as falhas da narrativa, mas também os méritos que pudesse ter tido originariamente. Assim, resistindo á tentação de chafurdar no remorso artístico, prefiro deixar o bom e o mau como estão e pensar em outra coisa.
Pensemos:
O selvagem é posto diante de duas alternativas apenas, uma vida de insanidade na Utopia, ou a vida de um primitivo numa aldeia de índios, vida esta mais humana em alguns aspectos, mas, em outros, pouco menos estranha e anormal, a esta época gostava de pensar sobre a idéia de que os seres humanos são dotados de livre arbítrio para escolherem entre a insanidade, de um lado, e a demência ,de outro .
Hoje não sinto o menor desejo de demonstrar que a sanidade é impossível. Pelo contrario, embora continue não menos tristemente certo que no passado de que a sanidade é um fenômeno bastante raro,estou convencido de que ela pode ser alcançada, gostaria de vê-la mais difundida.
Compreensão é uma benção dos que sabem.


Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo.

Nenhum comentário: