Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 12, 2006

Níveis de entendimento

Certa vez uma amigo meu chamado Eduardo( Quatro era o apelido que era conhecido) Quatro me disse:
-Fabiano nós todos poderíamos ler o mesmo livro a vida inteira, que alcançaríamos o conhecimento absoluto. Bem isto foi há 19 anos, confesso que ri pela minha profunda ignorância, e minha obtusidade de conhecimento já que naquela época eu lia três ou mais livros ao mesmo tempo, mas Quatro é um cara muito inteligente sabia o que dizia, aliás, sempre disse coisas diferentes a que poucas pessoas o entendiam inclusive sua mãe que achava Quatro meio estranho, no geral é assim tudo aquilo que não temos capacidade de entender é “meio estranho”.
O tempo passa e alguns de nós amadurecemos, evoluímos talvez um pouco, e a capacidade de entender já vai alem de usar um osso como arma, e talvez hoje as palavras de Quatro fazem algum sentido, o que está implícito é o nível o qual nós podemos entender uma ou qualquer verdade! Não deixa de ser uma espécie de cegueira ,entendemos de modo geral sempre tudo por uma angulação primitiva raros possuem a sofisticação de um pensamento sutil e inteligente, é algo cada vez mais raro pois tudo trabalha para manter a todos cativos do básico, brutal e primitivo. A arte das entre linhas, entender mais e mais profundamente a tudo a si mesmo aos outros e ao mundo.
Então quando você estiver defronte a qualquer coisa, pessoa ou fato, que entenda superficialmente antes que sua ignorância fale mais algo, pense, o que eu não estou entendendo?
De fato podemos ler um livro a vida inteira, qualquer livro ou simplesmente olhar a vida a natureza de forma contemplativa e o conhecimento será obtido.
Mas hoje gostamos da descartável cultura, de tudo aquilo que não nos faça pensar muito, que dure três minutos e seja rápido.
Se você for capaz liberte-se .

Boa semana.

Fabiano.

Nenhum comentário: