Pesquisar este blog

sexta-feira, setembro 15, 2006

Na corda bamba.

O conceito de saúde é ainda defasado entre as pessoas, que sempre o consideram falta de doenças instaladas no organismo ou de transtornos emocionais e mentais estabelecidos e classificados. Não poucas vezes, experimentando-se fenômenos de instabilidade interior, de insegurança pessoal ou aflições, sem aparentes causas que os justifiquem, não se dão conta do significado desses distúrbios que merecem cuidadosa análise e avaliação, a fim de serem modificados nas suas estruturas fixadas na personalidade.
A complexidade do mecanismo psicológico vem sendo pouco a pouco, penetrada, graças ao que se torna factível auxilia-lo na solução de conflitos que acompanham em forma arquetípica ancestral ou herança espiritual que necessitam ser transmutados em luz. Neste processo evolutivo, os alicerces do inconsciente vão-se modificando, enquanto novos contributos são oferecidos, a fim de que possam construir as possibilidades ainda não logradas através do tempo, dos esforços da mente orientada para o bem-estar, o equilíbrio, a saúde real.
Heranças primevas, alguns fantasmas emocionais ocossam-lhe a consciência, produzindo a inquietação que trabalha contra a sua harmonia psicofísica, aturdido-o e dificultando-lhe fruir galhardamente as infinitas possibilidades de alegria e de paz que se encontram a disposição.
Nesta ocorrência surgem estados de aflição, tais a insegurança pessoal, que se converte em timidez ou dela provem, em ansiedade ou medo, que a podem também desencadear, afastando-o dos relacionamentos compensadores e das atividades que promovem a estágios mais avançados e nobres da vida social.
Esse receio lógico, que se fundamenta no desejo de se conseguir vencer e não se encontra equipado com os recursos hábeis, constitui um fenômeno emocional perfeitamente compreensível. No entanto a pertinaz incerteza quanto ás possibilidades existentes para a luta, acompanhada pelo autodepreciamento, acreditando-se sem oportunidades de desenvolver novos valores, ao lado do sentimento de inferioridade, são manifestações de conflito que devem ser enfrentadas com decisão, mesmo que se experimentando angústia nas primeiras tentativas.

Joana de Angelis – Triunfo Pessoal.

Nenhum comentário: