Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 04, 2006

Cabeça na terra...

Um avestruz perdeu-se no bosque Chow Chow Tha(significa:”úmido e quente”).
De repente, viu-se diante de um enorme leão faminto.Cheio de medo procurou enfiar a cabeça no chão, mas ele era de terra dura e seca.
Apavorado procurou outro lugar e viu algo que pareceu um buraco no tronco de uma árvore.
Rápido, enfiou a cabeça lá - era a goela de outro leão.
Ambos morrem sufocados.

Sempre que você condena alguma coisa em si, rejeita,luta contra ela, toda sua atenção, consciente ou não, ficará voltada para lá.
Esta é uma lei psicológica.
Quanto maior o esforço, maior será atração.Não importa se o esforço é a favor ou contra – o centro da atração é o mesmo.Se você é favorável, procura atingi-lo; se é contrário, procura evita-lo.Sua energia gira em torno daquilo.
O exemplo mais claro desta lei é a moralidade.Todas as religiões tem mandamentos proibitivos de uma série de atitudes. Criaram o paraíso como recompensa e o inferno como castigo.
Mas, a única coisa obtida é a hipocrisia, que consiste em aparentar o que você não é.
O sexo é condenado - toda a nossa civilização está impregnada pela fome sexual insatisfeita, pervertida.
A raiva expressa é condenada - transforma-se no ódio oculto, manifestado sob diferentes formas:em 3 mil anos de civilização houve cerca de 5 mil guerras( a maioria delas religiosas!);destruição ecológica do planeta;crimes de toda ordem;atentados terroristas; o prazer em caluniar, difamar...Uma aura negra de ódio envolve a Terra.De nada adiantam as promessas e os castigos religiosos...
Você procura ocultar-se de si mesmo, enfiando a cabeça na areias da hipocrisia, das racionalizações mentais.Se isto é impossível, surge um medo tão grande que sua capacidade de ver a realidade é perturbada, e você pratica, de uma forma ou de outra, o que procura evitar.Daí advém a culpa, que é pior que a hipocrisia, pois é o alimento dela.

Boa semana a todas e paz em nossos corações.

Historias Zen-Taoistas.

Nenhum comentário: