Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 17, 2006

Preceitos áureos das dez maiores religiões do mundo

Cristianismo:
...”tudo quanto queres que os outros façam para ti faze-o também para eles...”
Confucionismo:
“Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam”.
Budismo:
“De cinco maneiras um verdadeiros líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade,cortesia,benevolência,dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto á sua própria palavra.”
Hinduismo:
Não faças aos outros aquilo que,se a ti fosse feito,causar-te-ia dor.”
Islamismo:
“Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo.”
Sikhismo:
“Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu.”
Jainismo:
“Na felicidade e na infelicidade ,na alegria e na dor,precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.”
Zoroastrismo
“A Natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos.”
Taoísmo:
“Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e seu prejuízo como se também fosse teu.”
Judaísmo:
“Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso.”

#####################################################
Preceitos belos que deveriam inspirar uma humanidade a comportar-se como uma, mas o doloroso é que estes conceitos não fazem sentindo algum para as pessoas de um modo geral, a humanidade pouco importa-se consigo própria as calamidades do mundo embotaram nossos sentidos e fazem pouco ou nenhum sentido para nós.Gostaria de saber por quanto tempo ainda teremos de ver passivos nossos semelhantes sofrendo toda sorte de amarguras da vida,o que justifica o flagelo que a humanidade impõe sobre si mesmo? A correta resposta seja que a dor alheia, é alheia, não é minha, o problema do mundo não é meu. Amigos eu afirmo, se não interrompermos a roda egoística que nos aprisiona a todos, o certo será que o futuro não será nada promissor.Que possamos começar em breve o caminho de volta e com brilho no olhar consigamos vislumbrar um futuro onde a paz,o amor e felicidade sejam a dinâmica da vida comum.

Fabiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Nós todos fazemos parte da grande família da humanidade e somos moradores em comum de uma imensa casa chamada terra. Não há outra forma senão nos entendermos. Não há por que não chegarmos a um entendimento através de um sincero diálogo. Ao menos devemos nos esforçar e nos empenhar ao máximo para isso. Quem não se esforça nesse sentido demonstra uma grande arrogância em relação as pessoas. Além disso, na maioria das vezes, existe por trás disso um espírito covarde que tenta proteger a si mesmo." - Daisaku Ikeda

Acredito que há solução para humanidade...só basta descobrir o caminho certo...

Carla