Pesquisar este blog

segunda-feira, julho 31, 2006

Desconstruindo Cristalizações do tempo

...descobrimos que para a maioria das pessoas ,amor significa, conforto, segurança, uma garantia de satisfação emocional e sexual continua para o resto da vida. Chega então uma pessoa como eu e diz: “ Será isso realmente amor? E vos contesta, e vos pede que olheis para dentro de vós mesmo. Procurais não olhar, porque isso é muito perturbador; seria preferível discutir sobre a alma ou a situação política ou econômica. Mas quando vos vedes encostado a um canto e obrigado a olhar, percebereis que isso que sempre pensastes ser amor não é, de forma nenhuma, amor é uma satisfação mutua , mutua exploração.
Ora olhar é uma das cosias mais difíceis da vida - ou escutar - olhar e escutar são a mesma coisa.Se vossos olhos estão obsecados por vossas inquietações, não podeis ver a beleza do pôr-do-sol . A maioria de nós perdeu o contado com a natureza.
Parece-me que uma das nossas maiores dificuldades é vermos, por nós mesmos, com toda clareza, não só as coisas exteriores, mas também a vida interior. Quando dizemos que vemos uma árvore ou uma flor ou uma pessoa, vemo-la realmente? Ou vemos meramente a imagem que a palavra assim criou?
A beleza reside no total abandono do observador e da coisa observada, e só pode haver auto-abandono quando há austeridade total, não a austeridade de um sacerdote ou autoridade, com sua rudeza, suas sanções, regras e obediência; não a austeridade no vestir, nas idéias, no alimentar-se ,no comportamento – porem a austeridade que consiste em ser totalmente simples, que é a humildade completa. Não há então realização, não há escada para galgar, só há o primeiro degrau, e o primeiro degrau é o degrau eterno.
Cada problema está relacionado com todos os outros problemas e, assim sendo, se puderdes resolver um só problema completamente - não importa qual seja - vereis que sereis capaz de enfrentar e resolver facilmente todos os demais. Naturalmente, estamos falando de problema psicológicos. Já vimos que um problema só pode existir no tempo, isto é quando enfrentamos uma dada situação incompletamente. Assim não só temos de estar cônscios da natureza e estrutura do problema e vê-lo totalmente, mas também devemos enfrenta-lo tão logo surge e resolve-lo imediatamente, para que não possa enraizar-se na mente. Se deixamos um problema durar um mês, um dia ,ou mesmo alguns minutos, ele deforma a mente. Assim será possível enfrentar-mos imediatamente um problema,sem nenhuma deformação, e nos livrarmos dele imediata e completamente, sem que fique, na mente nenhuma memória nenhuma arranhadura? Essas memórias são as imagens que levamos conosco e são essas imagens que enfrentam essa coisa portentosa que é a vida e, por conseguinte, há contradição e daí,conflito.
A vida é muito real; não é uma abstração; e quando a enfrentamos com imagens, nascem problemas.

Liberte-se do Passado - Krishnamurti

Nenhum comentário: