Pesquisar este blog

sexta-feira, junho 16, 2006

Instruções

... indiferença. O que ela realmente significa?
Acima de tudo, significa aquele senso de proporção que deve passar a integrar a vida de alguém que captou um relance do Real no superficial, do permanente no transitório. Desde que o aspirante tenha compreendido toda a extensão de tempo que há diante dele, toda a vastidão da tarefa que vai ter de executar,toda a grandeza as possibilidades que ainda existem,oculta,à sua frente,as coisas da vida superficial da pessoa devem tomar seu lugar em proporção com o todo. Sobrevindo um transtorno, ele já não avultará tanto como quando uma única vida era tudo quanto essa pessoa compreendia, porque agora ela começa a perceber que já arrostou muitos aborrecimentos e que de cada ocasião saiu mais forte e mais tranqüila. Sobrevindo a alegria, ela sabe que já as teve muitas e que também fugazes. Assim, quando assoma a alegria, quando vem a dor, a pessoa as sente em seus verdadeiros lugares e em seu verdadeiro valor,conferindo-lhes apenas a dimensão que lhes cabe no grande esquema da vida.
Isso não quer dizer que essa pessoa tornou-se incapaz de sentir. O que acontece é que ela está sendo cada vez mais sensível a cada vibração do mundo interior e do mundo exterior.
Na proporção em que se harmoniza com o Todo, deve tornar-se responsiva a todos os tons da harmonia íntima. Mas nada disso pode prevalecer no sentido de perturbá-la, de modificá-la, de atribular sua serenidade ou obnubilar a sua calma. Porque ela está pessoalmente enraizada onde as tempestades não se encontram, está fixada onde mudanças não acontecem, e, embora possa senti-las, nunca pode ser desestruturada por elas. Elas assumem seu devido lugar na vida, mantêm sua correta proporção quanto à duração total da existência da Alma.
Aquela indiferença, aquela verdadeira e real indiferença, que significa fortaleza, como você pode desenvolvê-la?Primeiro pensando diariamente nela,até compreendê-la por completo, trabalhando – de pormenor em pormenor, de forma a saber o que entende por aquilo.


Annie Besant

Nenhum comentário: