Pesquisar este blog

domingo, fevereiro 24, 2013





O Retorno de Sebastian

Por vezes a vida é feita de detalhes. Acontecimentos grandiosos passam despercebidos, como um raio que cai por ai, que talvez faça diferença apenas para quem sucumbe a ele. Super-acontecimentos normalmente não em chamam a atenção, sou discreto, frio e quase insensível a muitas coisas.

Foi o jeito que aprendi a viver, gosto deste estilo e não nego que por muitas vezes, alguém faz o tigre sair de sua toca, alguém que instigue a fúria, garras e unhas e que torne possível a possibilidade de exercer o que é selvageria em mim... Gosto disto, e lamento por quem provoca isso. Muito embora isso esteja acontecendo em uma frequência bem menor. Talvez a idade, talvez. Ficar mais velho é ter peles caídas, cabelos brancos, olhos sem brilho, ficar broxa e claro esperar a morte.

Nestes dias que se passaram, trabalhei bem mais que o comum dos dias, num período de praticamente três turnos diários. Trabalho é trabalho, e por muitos momentos era levado a reflexões. Com a mente estamos livres, podemos estar onde quisermos... Na praia, vendo boas bundas, a lagoa tranquila, o sol... Foda-se a o mundo, isto é muito bom.
Mas me deixem regredir um pouco.

Na noite anterior desta sexta-feira que passou, eu tive um sonho louco: eu estava no Barro Duro ( uma praia primitiva local), era alta madrugada, a noite mergulhada em estrelas e não havia luar. Sentei-me a beira da lagoa e fiquei olhando o silencio, num misto de paz e temor... Temor por tudo, mas lembro que o futuro me deixou inquieto. ( somente em sonho me inquieto com o futuro, não creio em futuro algum, creio no agora). Então comecei a ouvir algo se mexendo na agua... Algo que parecia se aproximar lentamente, como se um peixe tivesse nadando sobre a agua ou... Da escuridão mais profunda alguém vinha... alguém?! Alguém caminhando sobre as aguas? Naturalmente como vocês eu também pensei: é Jesus? Não pode ser! Aquele cara barbudo vindo, se aproximou de mim, não disse uma única palavra apenas me olhou... Sorriu e seguiu seu caminho sobre as aguas... Acordei com o despertador me chamando ao trabalho. Esqueci-me desta besteira.

Meus sonhos nunca tem sentido algum, e prefiro que seja assim. Fui trabalhar e deixei isso pra trás. Era o que me faltava, insights religiosos agora? Prefiro a embriagues consciente ao devaneio místico, que fazem os anjos se apiedarem da humanidade e sua miséria...

O dia transcorreu modorrento, eu no piloto automático, em função de tantas atividades. Você sabe como é isso? Mandam você fazer... E você faz, como uma maquina eficiente, sem questionar, sem pensar, sem sequer estar presente, você liga a maquina e ela funciona bem como uma batedeira.

A noite chega, o período que mais gosto. Noite profunda, a noite parece que a vida é melhor, as coisas se tornam extremas ou mais terríveis ou serenas, o dia traz o meio terno de tudo. Não gosto de meio termo, gosto de tudo ou nada, vida ou morte, sobriedade plena ou embriagues eterna. Sentia-me tranquilo. Olhava a janela de minha sala, a rua parecia bela, como uma mulher pelada generosa, abrindo a xoxota e dizendo: vem amor, faz tudo o que tu quiseres, me come, me chupa e lambe... vem eu sou tua hoje e sempre...

Sorri sozinho em meio a tais pensamentos. Então alguém me interrompe, arrancando dos meus devaneios:

-Fabiano? O Fabiano... Tem um cara lá fora que quer falar contigo urgente...
-Diz pra ele entrar...
-Ele disse que não, prefere que tu vás lá... um tipo estranho viu...

Fiquei meio receoso. Que merda será essa? Sempre penso que pode ser um amante ciumento de alguma mulher que deu com a língua nos dentes... bem, nunca se sabe. Fui atender esperando um tiro.
Vou até a porta, quando abro, me deparo com uma surpresa, que sorria a todos os dentes:

-Sebastian? És tu?
-Fabiano... Tu sabes, o bom filho a casa torna... (rindo)

Sebastian é um grande amigo. Da ultima vez que falamos, ele anunciou que estava indo embora, para uma viagem longa, segundo ele, pelo mundo a fora. Não acreditei nele, em Sebastian tudo é muito impreciso. Ele deveria ser meu irmão. Porque a despedida dele, foi algo como: Até mais Fabiano, nos falamos em breve. Este breve agora se resumia a mais de um ano. Você sabe que é ficar sem um grande amigo?

-Cara por onde tu andaste? Que tu fizeste cara, e essa barba e cabelo comprido? Tais parecendo Jesus Cristo... Ou fundaste alguma religião nova?
-Estive na terra dele... Mas nem assim me convenci... Eu sou Sebastian... o explorador dos mundos...estou de volta, esta Pelotas continua a mesma coisa hein, que bom... Voltei para incendiar as noites e amordaçar os dias... Voltei porque tenho amigos aqui Fabiano, coisas raras que não se tem por aí... O mundo é uma selva quando se é estranho...
-Seja bem-vindo cara... Tu estas em casa... E eu estou trabalhando... Esta aparição assim não exatamente o teu estilo Sebastian... Mas...
-Salamaleico Fabiano...
-Que porra é essa cara? Virou muçulmano ou islâmico?
-Sou Multi-religioso... E multi-pecador também, sou rabo do demônio e asas de Rafael Arcanjo...
-Certo Sebastian, então me diz... Onde vamos beber hoje? Isso merece uma comemoração... afinal..
-Não, hoje não posso, preciso pagar uma divida de sangue... Mas estou de volta... Falando nisso, recebeste o meu recado ontem, não é??
-Ãh? Que recado? Ninguém me deu recado algum...
-Tu és de uma sensibilidade tosca hein Fabiano? A vida é sentida cara, é preciso perceber... O sonho, eu caminhando nas aguas, lembra?
Fiquei em silencio por um instante. Não entendi exatamente o que isso significava. Sebastian me abraça e diz:
-Farei contato... Me aguarde brother... E não fique olhando muito pra lagoa...
-OK Sebastian... vai em paz...
-Certamente brother...

Que merda, que isso significava?
Sebastian estava indo novamente? Voltaria? Não tem como saber, como milhares de coisas que não sabemos exatamente. A vida a morte, quando o infarto vai acontecer, quando tudo vai dar certo?
Voltei a trabalhar, mas falar com o ele me fez bem. Sebastian é sempre uma surpresa grata, e duvido muito que tenha se modificado, duvido que não me coloque mais em frias... Tornei a olhar noite pela janela a noite estava linda mesmo...

Luís Fabiano.




Nenhum comentário: