Pesquisar este blog

quarta-feira, abril 28, 2010


O prazer da tragédia.

Sou um alienado proposital. Conforme digo para as poucas pessoas que convivo: não preciso saber notícia alguma, porque quando algo relevante acontece, as pessoas falam, repetem e ficam horas fazendo comentários cheios de propriedade vazia. É só ficar escutando.O prazer de cada um.
Mas não sou estático, as vezes mudo de opinião a respeito de tudo, as vezes acho que é melhor ver alguma noticia,fazer um ar de pessoa informada do dia a dia, talvez para ter algo inútil a dizer também, afinal sou filho de Deus, tenho direito a minha cota de idiotice diária, que a vida concede a cada um.No entanto quando isso acontece, escolho algum telejornal, dos diversos canais, tento assistir, o que vejo me deixa enojado.Desligo a tevê.
Dependendo da linha política destes telejornais, o comentário do ancora é por vezes pior que as noticias. Explico. De uns tempos para cá, todos os telejornais dão a noticia, e depois os ancoras comentam um com o outro a referida noticia. Antes apenas alguns ancoras consagrados faziam isso, isso lhes caracterizava um estilo marcante, estilo é importante. Mas hoje virou oba-oba, o cara da uma noticia sobre assassinato,por exemplo, então ele toma partido de A ou B, comenta, julga e alguns caso até já diz uma sentença.Fácil, fácil.
A televisão está cheia de carinhas novas, nada contra o “progresso”,mas acho que se deveria ter um critério. Fico com saudade dos telejornais que apenas davam a noticia friamente, deixando para o publico julgar a situação se assim o quisesse.
Tem alguns apresentadores que chegam a ser passionais, ficam irritados,ofegantes, e dão sua medíocre opinião!Grande teatro. Naturalmente que minha opinião é diferente em se tratando de comentaristas, esse sim, creio que tenha, que expressar sua opinião de forma contundente, em tese o comentarista é mais aprimorado intelectualmente, possui grande experiência, e sabe dimensionar se não o tamanho da verdade, ao menos a proximidade com esta.
Tenho grande admiração por comentaristas de atitude forte, cada vez mais raros hoje em dia.Onde existe uma fabrica de papagaios.
Estes dias via o telejornal de nossa cidade,eis que me deparo com comentários terríveis a respeito dos problemas diversos que a cidade tem, que todas as cidades tem.Achei uma coisa meio covarde,usar um meio de imprensa, para futucar feridas que sabemos que todas as cidade tem, grandes, pequenas ou médias.Digo covarde, porque acho muito fácil apontar defeitos,qualquer imbecil consegue fazer isso,apontar um defeito em alguém todos nós podemos fazer, e fazemos.Enfiamos nosso bisturi ali e ficamos mexendo...
No entanto, ser parte da solução quem o é?
Dizer que a cidade é suja, tem carroceiros no transito, motoristas irresponsáveis, pedestres imprudentes, que existem buracos aqui e ali, que as crianças estão nas ruas, ou que a morte de fulano de tal era algo anunciado...
Posso escrever paginas e paginas deste tipo de coisa, porque é fácil, apontar é fácil. Entendo isso como imprensa corrosiva, marrom, que explora até a ultima gota de lagrima sejam de vitimas ou algozes. Mas que na semana que vem, não tem mais importância alguma, porque existem coisas mais importantes que ocorreram, tudo cai onde deve realmente cair,no vão daquilo que é desimportante, porque não “vende” mais.
Logicamente que minha opinião a respeito disso, é algo profundamente desimportante, eu faço por mim mesmo, por minha alienação.Defendo minha alienação com unhas e dentes. Não gostaria de ser diferente. Uma vez eu já escrevi a respeito, com outra abordagem, que continua sendo verdadeira: não existem notícias novas, nenhuma única noticia é nova, elas são contínuos releases de muitos anos atrás, política, policia, economia, noticias internacionais tudo esta exatamente igual, sem mudar uma única virgula.
E de tanto ver tal repetição, criamos uma nova geração de alienados, os alienados inconscientes, insensíveis e duros, que começam a não importar-se com que esteja acontecendo.
Se matam, se morrem, se estupram, se morrem quarenta mil crianças por dia na áfrica! Que áfrica? A tá, lá na áfrica não é? Que isso tem haver conosco? Ralem-se os que morrem lá, nós temos os que morrem aqui, em nossa guerra informal, do crime e do transito etc...
Mas que não é muito importante também, pois o capítulo da novela que esta no fim, o reality show deste ou daquele canal, que na verdade não passa de irreality show!!
Bom não interessa, ao final o que realmente tem importância, é o dinheiro, quem irá ficar com ele. No fundo não passa disso, um palco de emulação cujo fundo é financeiro.
Estou errado?Gostaria de estar.

Luís Fabiano.
Se a conta está gorda,eu compro a paz.

Um comentário:

Dóris disse...

Felizmente você não está nem um pouco errado. Esta semana vi uma parte de um noticiário...rs rs rs, antes não o tivesse escutado. Por não saber expressar corretamente o que queria expressar, a pessoa que era notícia, vai virar tema para muitos comentários. Mas somos assim mesmo, estamos sempre nos repetindo.