Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 14, 2009



" Aspas "

Nada mais tedioso que em um corneado (a) sem consolo, insuportável mesmo, é como se o restante da dignidade houvesse se esvaído para longe deixando apenas um abismo em um mar de incompreensões.
Falo isso, porque um conhecido meu veio queixar-se de sua malfada sorte, ( sorte?), sua mulher amada o havia coroado com lindos e lustrosos chifres, que fazer afinal? Dizia com a boca espumando que iria vingar-se de alguma forma, em primeiro momento até mantive alguma seriedade que o caso talvez merecesse, mas com o seguimento da conversa, o meu senso frio, cruel ou não humano como acharem melhor, aflorou, fatal, e então fui conversando com ele, e perguntei a queima roupa:
-Everaldo, tu amava a tua mulher, a respeitava e nunca a traíste (olhando nos olhos dele...),me diz uma coisa, tu era tudo isso mesmo? Tratava ela como ela merecia, carinho,amor e prazer? E sobretudo, foste absolutamente fiel a ela?
Claro que eu fazia idéia de todas as respostas, mas quando alguém esta com sentimentos feridos assim é preciso levá-lo a frieza da razão, e essa era a idéia, por favor não pensem que eu estava interessado em Neuza, a bela e gostosa esposa de Everaldo, a idéia não era essa, a principio.
Então Everaldo ficou me olhando como se fizesse uma viagem no tempo, lembrando algo, e disse:
-É claro que eu a travava bem, mas tive minhas falhas, a traí sim, mas fui muito discreto, mas não era nada importante sexo casual, uma gozada acabou, não amava ninguém, digo, amava a Neuza.
Meu olha inquisidor, não precisa dizer nada, que Everaldo reclamava então? Então disse uma frase digna de um epitáfio:
-Everaldo, então tu a traíste Everaldo, mais matar, crime passional e todas estas coisas são de uma burrice universal, não dá, nem o Criador exigiria tal sacrifício, e te digo mais,e guarda isso para ti: Quem ama, jamais é traído,jamais...
Everaldo fazia contas de cabeça, logicamente que eu não estava falando desse amorzinho tão humano repleto de atos falhos em busca de uma exclusividade utópica, onde predominam os mesquinhos sentimentos humanos, estava falando um amor mais depurado, verdadeiro e muito longe de sua passionalidade tão vil e humana. Matar por amor? Por favor,nada ou ninguém merecem isso.
E fui dizendo tudo isso a Everaldo, disse:
-Então Everaldo, irás julgar o escorregão de Neuza, porem tu mesmo escorregaste para dentro de outras vaginas? Não dá, é o roto falando do rasgado amigo.
Ele secando a espuma da boca, me olhava agora como um corno manso,e algo mais calmo, e dizia: Então, que vou fazer? perdoá-la? recebê-la de braços aberto? É isso?
Fiz um olhar irônico para Everaldo, bem amigo, aí é algo muito pessoal, mas as vezes o coração deve falar mais alto,mas não muito, se ela deu apenas, foi um sexo que estava com vontade de dar, tudo bem, conversa com ela e por que não recebê-la de volta se você a ama? O ser humano é muito complexo e não se enquadra em esquemas que foram destinados a refletir uma perfeição idealizada, conversa com ela, porem se ela ama o Ricardão, bom a o assunto é outro,ai você precisará guardar a tua dor e deixá-la ir ao encontro da felicidade dela, é assim, ela tem direito de ser feliz e erros, bem, erros eventualmente acontecem.
Everaldo:
-Tu falas assim porque não é contigo.
Eu:
-Falo porque já amei muito, e sei o quanto nada disso é absoluto muito embora pareça, é uma noticia triste meu amigo, mas não é, não é único,não é exclusivo mas é bom, bom enquanto dura.
Everaldo estava desconsolado mas não tinha argumentos,as emoções desequilibradas nos deixam algo tontos, mas ao menos ele não queria mais matar Ricardão ou Neuza, queria apenas que ele percebesse que não valia a pena, só isso,mas não é tão fácil fazer entender as emoções em ebulição a fria praticidade da lógica.Não mesmo.
Everaldo querendo me minar, dispara:
-Mas então, Fabiano, nunca sentiste ciúme?
Sorri, com ar algo melancólico já antevendo a decepção e o descrédito que mergulharia:
-Não Everaldo, nunca senti ciúmes de nenhuma mulher com quem estive,talvez eu tenha abusado do meu amor próprio,ou das duas uma, ou nunca amei a ninguém ou o que senti estava muito além que simples emoção.
Everaldo com olhar de boi manso, apenas balançou a cabeça.
Olhei para o lado, na entrada do bar e disse:
-Chega aí Neuza...

Paz profunda e um leve desassossego a todos.
Luis Fabiano.

Nenhum comentário: