Pesquisar este blog

terça-feira, junho 30, 2009



O pirralho do Armageddon !

As vezes para alguns conhecimentos façam sentindo, é preciso largo tempo, um burilamento considerável e claro oportunidade, sempre tive para mim quando mais obvia é alguma coisa, menos óbvia é esta coisa, no geral não percebemos as minúcias, os detalhes que fazem a coisa andar. A muito tempo atrás ouvi uma expressão que na época achei algo forte, era relativo a crianças, e dizia mais ou menos assim: filhos são como peidos,só os pais agüentam! A mulher que disse isso estava num momento de indignação profunda, pois os referidos pirralhos que ela tomava conta a estavam deixando maluca, então de certa forma o desabafo ta justificado e bem entendido.
Eu estava saindo de casa ontem, exatamente ontem, o tempo não estava dos melhores, frio(para quem sente), um céu cinza escurecido e eventualmente chovia frio,um típico dia de inverno, cuja a vontade única é ficar em casa, lendo, vendo algo interessante, mas sacrifícios a parte, era preciso ir trabalhar.Quando estava a porta do prédio,pronto par a sair me deparo com uma cena pitoresca:uma mulher que dava ares de babá, e uma criança com seus quatro,cinco anos,eles esperavam algo e eu também, parei ali e pensava se seguiria na chuva a pé ou faria algo diferente, dessas decisões fundamentais da vida!
Então o pirralho que falava sozinho o tempo todo, deu mostras de estar possuído por alguma força espiritual, porque fez uma cara séria do nada, e começou a dizer: ele caiu no chão e aí mataram ele a pauladas...pauladas...até quebrar os ossos...e aparecer a cabeça quebrada...sangue pra todo lado...morreu a pauladas...sangue pra todo lado.
É claro que em primeiro momento achei “engraçadinho”(dessas coisas que crianças fazem e que não tem sentindo nenhum, então achamos engraçadinhos...), entendi como uma brincadeirinha bobas etc...e sorri pra babá tentando ser simpático (minha simpatia nunca é gratuita...a baba era interessante e gostosa...)ela também sorriu e disse:O Antonio sempre diz essas coisas, e riu...
Então o guri se volta para mim e diz: mataram ele a pauladas até sair todo o sangue, o sangue todo, os ossos todos quebrados...e depois jogaram fogo nele...morreu torrado e quebrado, a paulada abriu a cabeça e saio tudo pra fora...sangue...todo sangue
Bem, ainda com espírito “natalino”, eu sorri para ele e concordei, como fazemos com adultos imbecis,quando a besteira é grande demais é melhor concordar, sai mais barato, tenha certeza disso, e assim fiz. A essa altura a babá dizia pro menino parar com aquelas bobagens e tal, mas ele nem bola, repetia toda aquela historia novamente como um mantra satânico, é, ele tava tomando por algo do mal!
Então eu resolvi tentar dar uma nova conotação ao assunto, porque aquele guri tomado por satã, precisava de alguma coisa, então perguntei displicentemente:
-Oi...de onde você tirou isso?
Ele responde:
-Eu vi tudo, meu vô pegou a pistola e matou o ladrão na casa dele, e ai meu pai pegou um pau e bateu na cabeça dele até sair sangue, e abrir a cabeça toda, quebrou todos os ossos...tinha muito sangue, sangue pra todo lado...
A babá agora indignada, disse:
-Pára Antonio,pára...isso já passou, para com esse assunto chato...
E o guri seguia: tinha sangue pra todo lado, ossos quebrados...
Neste momento e passei a concordar com o menino,disse que então essas coisas de sangue, quebrar ossos, sair cérebro pra fora, matar a paulada eram normais, aconteciam todos os dias e dependendo de quem fosse, as vezes ninguém dava bola não, mas nada adiantava, o guri seguia na sua maluca cantoria de satã.
Não ia perguntar, mas perguntei a babá gostosa:
-Isso que ele ta falando é.... ?
Ela ficou pensativa demais, para que fosse uma coisa sem importância, então disse:
- É, a casa lá fora foi assaltada...etc..etc..etc...
Bem a chuva tinha diminuído, e aquilo já estava se tornando bizarro demais, era preciso ir, dei mais uma olhada na bunda da babá, dei tchau e fui.
Ao fundo ainda escutava o guri, que mesmo eu tendo me afastado, ainda seguia o seu mantra sangrento: quebrou os ossos...abriu a cabeça, saiu tudo pra fora...tudo...sangue...
Fiquei pensando, que seria daquele menino, que com aquela idade falava tanto em sangue...
Não sou autoridade alguma para falar de crianças, e nem tão pouco cabe a mim julgar nada, mas quando me deparo com coisas assim, fico pensando no futuro, nos programas de televisão,na violência...etc..tantas coisas em um mundo caótico.
Em um momento eu senti um aperto no peito, lembrei-me da minha infância, e talvez de um momento que um dia fui inocente, lembre de mim mesmo, uma saudade que vaga.

Paz profunda a todos.

Luis Fabiano.

Nenhum comentário: