Pesquisar este blog

segunda-feira, fevereiro 23, 2009


Vendedor de Certezas

O mundo se torna cada vez menor graças a fatores tecnológicos, tudo que ocorre no mundo é praticamente instantâneo para todos, o que nos faz pensar nas limitações que nos cercam e graças a isso intentamos a ambicionar mais e querer cada vez mais, mas a ambição requer alguns pré-requisitos para que possa se realizar, o principal deles: condições, talvez financeiras, talvez intelectuais,,talvez físicas, talvez sexuais...talvez...? De minha parte não tenho ambição alguma, tudo que desejo é absolutamente nada, o que tenho, é sempre o último segundo, o último sorriso ou a última dor a última lágrima, essa é minha riqueza maior, de alguma forma me sinto em paz assim, quase como um Zen a observar o crescimento das pedras. Em meus delirantes pensamentos na praia, sentado ao sol tentando talvez “pegar” uma cor, uma vez que sou de uma palidez “ européia ”(detalhe, sou negro...e não vou explicar a razão da piada, porque uma piada explicada já não tem graça na sua essência ...então apenas ria...), e como sempre para observar pessoas, é meu maior “fetiche”, pois de alguma forma as pessoas trazem explicitas suas características, seus medos, suas falhas,suas fraturas...esse é o material humano sobre qual me debruço,a vaca sagrada de onde sai o alimento dos textos. A praia é uma espécie de aquário gigante,observando diálogos alheios cheguei a uma espécie de conclusão, se bem que não gosto de conclusões, pois nos da a impressão de uma solução final isso não é lá muito inteligente: todos estão a procura de certezas, todos querem garantias plenas, que as coisas aconteceram como devem ou como presumem, talvez isso seja certo, mas jamais deve ser absoluto. Me diga que certezas você pode me oferecer? Ou que certezas podes dar a alguém que admiras por exemplo? Amor eterno? Fidelidade eterna? Amizade eterna? Verdade eterna?Quanto tempo é o eterno? Lamento amigo não há eternidade da maneira como imaginamos. Não há garantias, a eternidade cabe em um segundo cúbico. Não há certezas de praticamente nada, mas existem boas mentiras. Mentimos uns para os outros, e criamos a convicção de que é verdade e dessas forma eternizamos qualquer coisa, falo de amor e relacionamentos também, porque de alguma forma essa é a dinâmica das pessoas, e talvez a ideoplastia melhor idealizada pelas pessoas, onde a convicção é melhor alicerçada, damos forma ao pensamento mais imbecil ou a emoção mais nobre, sem que ela em si constitua verdade única a vezes uma opção, uma verdade em um milhão delas, então entendemos que o preço da convicção é o quanto nós investimos na ganga de idéias/emoções, que nos dispomos a granjear ou que presumimos que valha a pena. Nosso orgulho é grande demais, as vezes para nos apercebermos que nosso investimentos é em nada, mas ai já foi tempo, emoção e muito desgaste de todas as ordens ! É bom não pensar nisso, isso eu também sei, realmente não pense a fundo, pois tais pensamentos levam a profunda convicção de sua solidão – Mas agora quero anunciar-lhes o meu produto: Eu vendo certezas, em todos os tamanhos, formas, cores e intensidades, o preço é em conta e você pode levar a sua certeza para casa e fazer o que quiser com ela, não é uma beleza? Tenho a certeza perfeita para o tamanho de seu bolso, ou qualquer outra parte do seu corpo...venha, certezas, certezas, certezas...eu tenho todas elas, quem quer? Quem quer a maior novidade do mercado a famosa, CERTEZA ABSOLUTA!! Eu tenho essa também...venha... Leia o manual e faça um bom uso, você pode introduzir minhas certezas onde quiser, você pode colocar a certeza, em seu coração, em sua alma em seu rabo ou seja onde quiser,eu ofereço garantia total. Venha estou aguardando você!!! PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO –COMPRE DUAS CERTEZAS E VOCÊ GANHA UMA DE BRINDE!


Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que criatividade hein...!!Olha tu não és um literato,mas a idéias são boas.
Bom texto.
Cláudia.

Anônimo disse...

Verdade, tu tens mesmo muita criatividade, e seus textos continuam ótimos.
Mas vou ter que discordar da Cláudia. Não sei o que ela considera com a palavra "literato", mas pelo pouco que sei esta palavra também pode significar letrado ou escritor. Sei que o Fabiano não cursou Literatura ou letras, mas nem por isto ele deixa de ser um literato.
Desculpem a minha ignorância, mas irei ver no dicionário o que significa " literato" e também deixar a qui a pergunta: Qual o verdadeiro significado da palavra "literato".

Dóris

Fabiano disse...

Que posso eu dizer? É verdade, eu não sou profissional da literatura, mas escrevo, é meu prazer e diálogo pessoal(cada um com seus defeitos...rs).Mas cara Cláudia espero que você valorize menos o invólucro e apegue-se mais a essência, posso ser tudo ou nada, mas a idéia deve ganhar espaços, essa é a beleza das coisas.
Apenas para finalizar, por favor não erre mais a concordância da frase, porque isso não é muito "literato".
Abraço, fraternal.

Anônimo disse...

Caro Fabiano,mesmo não te conhecendo, vejo que és um homem bem "armado" de idéias e convicções, minha brincadeira ironica foi percebida por ti,bem ja ví que gostas de jogar com a mente alheia, será que consegues direcionar este potencial todo para ti mesmo?

Cláudia.