Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 12, 2009



Rei Bobo...

Nada melhor que ser um observador, saber olhar figuras humanas como peixes em um aquário, ver as entrelinha de suas faces, captar a dor profunda de seus corações, e entender o ridículo pessoal de cada um,(me incluo profundamente entre os idiotas que gosto de observar, afinal de vale o auto conhecimento para quem é miope em relaçã a si mesmo??) ,sempre gostei disso, ver as pessoas, uma espécie de “voyeurismo” saudável, com o fito de ver-me em cada um pouco, e eles em mim, espelho quebrado de sabedoria...
Estava em um bar, destes bares comuns, nada demais, pessoas, musicas, muitas cervas e conversa informal, ambiente propicio para quem deseja criar-se e tentar buscar alguém para ficar nem que seja por umas breves horas de prazer ou amor ou quem sabe simples companhia, as vezes da certo, no meu caso eu queria apenas ficar e ver,e querendo ou não ocorrem descobertas, pessoas que são personagens natos onde quer que estejam, respeito isso não entendo como depreciativo de uma personalidade tal situação, mas que é engraçado,trágico,belo, fútil e outras tantas coisas, isso é, acho que eu próprio era uma exceção local(até onde vi, eu era o único afro-descendente no local...mas não ria, foi apenas uma constatação, mas como amigos meus me dizem, que eu não sou um autentico “afro”, que eu sou “made in Paraguai” ou “falsific”, de minha parte me considero mais inglês que o Hamilton, isso é uma longa derivação...), então ele surgiu do nada...
Estava caminhando de mesa em mesa e pelo andar da carruagem meio alcoolizado (nada contra os bêbados pelo menos a aqueles que não são chatos...) então conversando com as pessoas descobri que ele era o Rei Momo do local,e estranhamente ele pareceu perceber nossa conversa, e como se criasse asas veio voando, voando e posou em nosso mesa, se apresentou com um nome que não consegui entender e disse sua titularidade na cidade, bem eu entendi que eu deveria considerá-lo alguém importante, bem como eu estava com a mente lubrificada pela cerva, apenas ri e concordei com ele,e então ele disse:
- EEeeeu sou o rrrei momo,e tenho o dever deeee me apresentar as pessoas do localll...
Eu ri na minha falta de respeito habitual, não faço isso sempre, mas as vezes se faz necessário,então ele como uma mascara ébria sorriu também e percebi que ele era um rei de verdade, rei bobo, bem, ele transpirava muitas outras coisas, mas agarrava-se a essa chama de fazia parte de sua vida e retalhos de sua vaidade e algum orgulho, depois que ri lamentei, porque ele tentava ser feliz e que alguém o reconhecesse, afastou-se de nossa mesa e foi tentar paquerar umas meninas mais jovens que ele,ela riam também...pensava comigo mesmo, se algum dia eu não estaria figurando tal papel? Realmente não sei, eu espero que não, já me bastam as minhas próprias usuais besteiras residuais...
Era isso.
Agora me dêem licença, pois uma dor de barriga me avisa de meu ato falho, não tem como escapar, sabem quando começa a roncar ?? Em breve estarei tendo meu momento de majestade, com direito ao trono e tudo...risos.

Paz e luz em teu caminho.

Luís Fabiano.

Nenhum comentário: