Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 03, 2008



Não quero consolos...
você quer?

Sentado em minha varanda digital o mundo passa, e com ele meu enfado vai aos trancos e barrancos como se fora um delírio sem fim, pesadelo interminável, o observar a humanidade sem que nada altere-se para melhor, sim gostaria de ver melhoras, gostaria que tudo fosse diferente, que fossemos todos um pouco que seja, mais humanos pois o bem é algo fatal. Mas tudo que vejo são mãos estendidas como garras no afã de somente sobreviver, não sou nada importante, nem crente ou tão pouco descrente, mas quando vejo algumas coisas tenho a impressão que o criador realmente saiu de férias.
Não pense você que quero consolo, um abraço repleto de esperanças vãs ou uma utópica apreciação do processo evolutivo do homem, mas pense com sinceridade para consigo mesmo, é possível olhar o mundo como um lugar bom, melhor e prospero?
Se pensar a fundo e com propriedade em tudo que nos cerca perceberemos a injustiça por todos os lados, a dor desnecessária por todos os lados, a morte ignóbil agindo em nome das coisas mais absurdas. Longe de mim ser defensor, tenho noção plena da minha insignificância, como tenho noção que o amanhã não vai ser melhor para nosso mundo!
Intelectualmente, religiosamente, filosoficamente, cientificamente podemos apontar as mais surpreendentes sugestões, possivelmente pseudo-soluções, e afagos para dor de tudo que nos cerca, mas sem que isso traga a solução efetiva que vá ao encontro a uma solução mais ampla, intelectualmente, por meio da dicotomia no entender dos contrapontos, da vivencia humana pode-se alcançar um grau de entendimento que traduza a verdade mais límpida, mas verdades límpidas não nos transformam, talvez as más experiências sim; religiosamente coloca-se a culpa em Deus, no diabo, no karma ou dharma, nos pecados que carregamos nas costas, que terminam por lançar por terra os vãos esforços para sermos guindados na paz e no amor, bastará enchermos o saco do Criador para que tudo seja solucionado? Recitaremos mantras até ficarmos zonzos,, faremos preces intermináveis eternidade a fora, leremos as escrituras sagradas no afã que tal gesto nos torne melhores?
Filosoficamente entenderemos as leis que regem a etapa do desenvolvimento da alma humana, e como tal é lento, pois envolve literalmente um amadurecimento de caráter e ética no processo de experimentação, erro e natural dor, é claro que tal processo é inúmeras vezes repetido sendo necessário para que as gerações da posteridade tenham impressas em seu DNA as dores de seus antepassados, o porem disso é que possivelmente até isso acontecer já tenhamos devastados o planeta!Erro no jogo existência??
Não sei.
A verdade é que não quero ser consolado por nada disso, não quero esperanças infundadas, quero apenas que de uma maneira mais global todo possamos ter uma vida digna em um mesmo nível de apreciação social, cultural etc...logicamente o que as pessoas fizessem a partir disso seria por livre risco, mas aqui entra a fatalidade, os pontos limites do pensar e da emoção de cada um, sempre pergunto isso, quando um copo esta pela metade de água, ele esta meio vazio ou meio cheio ? Aqueles que observam a vida com abundancia dirão que o copo esta meio cheio, os que observam pelo ponto de vista da miséria existencial, dirão que o copo está meio vazio, mas na verdade ele é apenas um copo e nada mais.O que o torna ele o que é, sçao nossas percepções em relação a vida e sobretudo a nos mesmos.Por uma fatalidade uma minoria enxerga o copo meio cheio, e o restando faz da existência o campo de batalha entre seu umbigo e o que convencionamos chamar de os “outros”

Paz e luz em teu caminho.
Luis Fabiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para isto não tem consolo......mas para termos um mundo melhor, todos nós temos que fazer a nossa parte......difícil????? Sim, mas não impossível.

Todo meu carinho para ti.

Bj.