Pesquisar este blog

quinta-feira, junho 26, 2008

Imbecilização coletiva

Raramente exponho opiniões em atos alheios, creio mesmo que cada ser humano sabe mais ou menos de si, por isso mesmo a situação a qual esta envolvido é única e claro intransferível com todas as suas peculiaridades, pessoais e passionais, mas não posso deixar dizer algo a respeito de algo que ocorreu em uma segunda feira destas da vida, quando cheguei em casa, casando e faminto, com uma leve dor de cabeça física que se converteu em uma bomba atômica posterior ao que seguiu.
Adentrando a porta do meu singelo lar, vejo minha mãe e padrasto vendo televisão, sim tudo tranqüilo e quase harmônico ao dia que se seguia pois estava frio, noite e pouca atividade de qualquer outra monta...bem deixemos assim, a questão chocante não era essa, mas o que estavam assistindo e aqui vai anátema em sentindo mais amplo, era um programa de televisão voltado a fofocas destes que abundam em todos os canais, onde as pessoas brigam,discutem, fingem, mentem ,e a apresentadora com bocas e olhares fingidamente abismados, imagina-se uma intelectual por mediar este lixo,a ”nobre” discussão versava sobre uma ex-lésbica que era apaixonada por outra lésbica assumida e que por motivos talvez não “penetrantes a fundo”,a trocou por ser humano masculino misterioso em uma foto mais ou menos ocultada, e neste tribunal informal, tínhamos uma fofoqueira profissional colunista destas revistinhas que a maioria das mulheres adoram ,um transexual ,e um outro homossexual que ainda não havia se definido ao rumos de sua vida entre a homossexualidade ou heterossexualidade, tudo de uma nobreza rara!(isso é autentico cenário de um peça teatral...)
Não julgo nada ou a questão sexual de cada um, as pessoas que sabem que posições querem ocupar no ato em si, isso é um mistério em mais ou menos dado a quatro paredes e ninguém deve intrometer-se nisso, não é isto que estou tentando dar nobreza, mas antes o quadro montado no plano da televisão e o pior deles meus dignos telespectadores de casa, minha mãe e padrasto, sendo transformados em imbecis assumidos e felizes diante de bizarro espetáculo, passivos literais na ausência do pensar, e sobre tudo rindo disso?
Eu tentei amigavelmente sugerir a minha mãe que quem sabe trocasse de canal, mas eco permaneceu mudo e silencioso, pois neste momento a apresentadora chamava ao palco a lésbica deixada pela ex lésbica para que fosse aclarada definitivamente a situação delas, afinal todo o Brasil queria saber!!(Bem eu acredito mesmo que o brasil queira saber,pois existe uma revolução aberta da idiotice, os idiotas ocupam hoje todos os cargos possíveis e imagináveis...mas isso é um outro assunto...deixe para lá!!)
Acho mesmo que ela não mentia, pois ali naquele sofá, com suas mentes obnubiladas, obtusas dois estavam muito sedentos para o desfecho final daquela nobre historia repleta de dignidade e exemplo edificante, confesso que em minha alma fiquei triste por ver a imbecilidade ser tão propalada e sendo absolutamente vitoriosa em todos os sentidos, enquanto minha mãe e padrasto riam, gargalhavam diante da desgraça humana, de um cenário falso, de uma briga falsa, de acontecimentos que não dizem respeito a nós,e o principal onde todos se abraçam entre gargalhadas ao final numa simulação de término, de feliz, talvez por ter mantido as pessoas ligadas em uma mentira consentida.
Meu pensamento viajou enquanto tomava meu café, e percebi que a mentira não pode desaparecer deste mundo de forma alguma, pois isso levaria as pessoas a uma tristeza imensa e possivelmente muitas quisessem se matar ou matar os outros, talvez, se hoje em um piscar de olhos fosse nos dado saber de todas as verdades de todas as coisas que nos cercam o mundo mergulharia em um caos profundo, primeiro não queremos saber de verdades, a mentira é muito mais confortável,e neste aspecto afirmo que a ignorância é um balsamo, o anestésico existencial que nos furta a dor maior, e em cima disto a maioria das vidas das pessoas é embasada, na emulação de felicidade, na fantasia vaporosa ,no ideal acreditado que longe esta da realidade ,tudo aquilo que puder preencher as lacunas desconfortáveis da existência, a grande fuga do si profundo e da imensa solidão que as pessoas estão mergulhadas!!
Eles riam abundantemente preenchidos de nada, mas meu cansaço era imenso, e aqui vai um conselho gratuito, é impossível vencer os imbecis, desvie deles e os deixe em sua desabalada carreira em busca de outros imbecis, como é de minha natureza mais real, levantei-me depois de saciado, sorri amarelo e falso para agradado alheio, e dei boa noite, como um prisioneiro as avessas, aquela liberdade me fazia mal, então miticamente retornei para caverna, meu quarto o templo sagrado, inconspurcável e virginal templo que leva a um mundo muito distante de tudo isso, ali fiquei em paz.
Pois assim o é,existem coisas que somente tu em tua solidão poderás vivenciar, não tem como plasmar coletivamente o refinamento existencial, somente a imbecilidade pode ser coletiva a nobreza jamais.


Paz e luz em teu caminho
Luis Fabiano
.

Nenhum comentário: