Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Sacaneando Yemanja !

odôiá!

“Eu vou levar
Vou levar flores no mar, eu vou levar,
Uma promessa eu fiz
A minha Deusa do mar, se meu pedido atender, eu prometi vou pagar.”


Queria me furtar a este momento, mas infelizmente minha mente se nega a tanto, não cala-se e não consente, talvez é claro com a derivação profundamente respeitosa aos cultos afro e como toda a religião autentica merece naturalmente o seu respeito, mas é preciso lançar um leve e breve olhar de humor para as nossas realidades, estas que permeiam as manifestações.
Aproximar as manifestações de momo próxima a festa dos navegantes, iemanjá é uma baita sacanagem com a Santa, a noite vejo os pais e mãe de santo saudando e reverenciando iemanjá e as entidades da água se entre os naturais ofertórios, oferendas e o balançar das entidades semi incorporadas em seus “cavalos” dando passes e orientações, todos de branco e azul em atitude religiosa ou mais ou menos perto disso.
Então no dia seguinte a noite os mesmos vestidos de branco, azul e outras cores agora simulam uma incorporação sem espírito mexendo os pés, braços e bunda em uma manifestação inquietante e nervosa, girando sacudindo a cabeça colocando a “Santa” para literalmente sambar, fico pensando aqui com meus botões a pobre santinha do alto de sua beleza e iluminação, depois de tantos ofertórios e outras tantas “macumbas”, como sentir-se-ia iemanjá tendo que entrar na avenida e mostrar no pé a sua habilidade, só no sapatinho.
E aos cultuadores profissionais, penso que nem bem deu tempo de as oferendas irem para o mar e eles dão as costas as suas promessas, aos pedidos porque o negocio agora é cair no samba. Não?É certo que a maioria diria, que uma coisa nada tem haver com a outra, não me entenda mal é apenas contexto, você faria um pagode em uma igreja?
Quando não se sabe a exata fronteira que limita as manifestações religiosas da profanidade certamente não adianta entupir de oblações o mar, a lagoa mais próxima, porque se uma deusa não pode entender nossas fragilidades é porque certamente não é deusa, é muito fácil entregar sabonetes,frutas,perfumes, bebidas e outras tantas coisas e depois com toda naturalidade tornar a ser a mesma pessoa que foi sempre, sim, eu vejo gente que se emociona as lagrimas, mas passado uns instantes do culto,nada mudou, porque nada muda assim instantaneamente, sem falar ainda do imenso negocio, a pobre santa fica entupida de pedidos das coisas mais importantes até absurdos básicos e medíocre, tenho amigas que pedem casamento, homem e outras coisas assemelhadas a santa, que naturalmente não deve atender porque estão todas sós a muito tempo, até mesmo santo tem saco, então por favor, não é critica, é apenas bom senso,como se pode esperar que algo externo uma situação que é uma resolução de atitudes internas, pensamentos, emoções.você acha mesmo que alguém fora você mesmo pode resolver isso?Alguém ira assumir sua própria culpa ?Não amigo, é tudo seu e sua absoluta responsabilidade
É quando o bater dos tamborins e acorde do cavaquinho eis o que esta mais próximo de nós, eis que uma prece começa, e todos irão dobrar-se semi vestidos sacudindo o esqueleto e gargalhando, estão abertos os trabalhos.

Há,há,há

Fabiano.

Nenhum comentário: